Eclipse e maior superlua do ano vão acontecer nesta semana: veja como observar

Os eventos estão previstos para a noite de terça e de quarta e poderão ser vistos no Brasil

Resumo da Notícia

  • Eclipse e maior superlua do ano vão acontecer nesta semana
  • Os eventos estão previstos para a noite de terça e de quarta e poderão ser vistos no Brasil
  • Apesar disso, você poderá assisti-los por um curto período de tempo
  • Se não conseguir ver do seu quintal, existe a possibilidade de assisti-los online

Se você ama observar os fenômenos astronômicos já pode começar a comemorar! Esta semana vai contar com um verdadeiro espetáculo no céu entre terça, 25 de maio, e quarta, 26 de maio: um eclipse lunar e maior superlua do ano. Os eventos serão simultâneos em parte do mundo. De acordo com a NASA, esses dois eventos não ocorrem ao mesmo tempo há 6 anos!

-Publicidade-

Esta lua é chamada de Lua das Flores por tribos indígenas, por acontecer na primavera dos Estados Unidos.  “A Lua cheia de maio também está trazendo um “superpoder” para mudar sua cor, e a cor é vermelha!”, diz o comunicado da agência. Essa mudança de cor acontece porque a Lua passará completamente pela sombra da Terra. Ela, então, ficará mais escura, assumindo um tom de vermelho.

Eclipse e maior superlua do ano vão acontecer nesta semana: veja como observar (Foto: Getty Images)

Eclipse

Se você quiser ver o eclipse, é melhor ficar atento! A fase total deve durar apenas 15 minutos e quem está no leste da Austrália terá o melhor ângulo de visualização. No Brasil, o evento só poderá ser visto de forma parcial, em especial no estado do Acre, a partir das 6h45 (horário de Brasília). Mas não se decepcione! Se você quiser muito observar o fenômeno e não conseguir fazer isso do quintal da sua casa, exista a possibilidade de assisti-lo de forma online, já que a NASA vai fazer uma transmissão de várias partes do mundo pelo site oficial da agência ou pelo Virtual Telescope.

Especialistas afirmam, no entanto, que esse será o eclipse “menos visto” em anos, já que os melhores pontos para assisti-lo está nas áreas menos povoadas do planeta, como Antártida e parte da Oceania, que poderão observar os fenômenos simultaneamente na noite da quarta-feira, 26 de maio.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Superlua

Aqui vai um motivo para animar os amantes de astronomia: a superlua poderá ser vista em todas as partes do planeta. No Brasil, será possível visualizar duas fases iniciais do fenômeno, no fim da noite da terça-feira, 25 de maio, até as últimas horas da madrugada da quarta-feira, 26 de maio. A superlua acontece quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra e na fase cheia. Neste momento, o astro parece estar maior por ficar entre 14% e 30% mais brilhante.