Eclipse solar anelar acontece nesta quinta-feira: saiba como e quando ver o ‘anel de fogo’

O efeito acontece quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, e a posição e a distância entre os astros criam uma circunferência dourada. Só os países do Hemisfério Norte terão o privilégio de acompanhar o evento presencialmente!

Resumo da Notícia

  • Moradores de países do hemisfério norte -  aqueles que ficam localizados na América do Norte, Europa e Ásia - vão poder ver eclipse solar anelar nesta quinta-feira, 10 de junho
  • O efeito acontece quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, e a posição e a distância entre os astros criam um "anel de fogo"
  • Infelizmente o fenômeno não será visível no Brasil desta vez e só será visto em totalidade em regiões específicas do Canadá, da Groenlândia e da Rússia

Moradores de países do hemisfério norte –  aqueles que ficam localizados na América do Norte, Europa e Ásia – vão poder ver eclipse solar anelar nesta quinta-feira, 10 de junho. O efeito acontece quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, e a posição e a distância entre os astros criam um “anel de fogo”.

-Publicidade-

Infelizmente o fenômeno não será visível no Brasil desta vez e só será visto em totalidade em regiões específicas do Canadá, da Groenlândia e da Rússia. No sudeste, no nordeste e no centro-oeste dos Estados Unidos, além do norte do Alasca, vai acontecer  de forma parcial.

Eclipse solar anelar acontece nesta quinta-feira: saiba como e quando ver o ‘anel de fogo’ (Foto: Hamad I Mohammed/ Reuters/ G1)

“Em alguns lugares, os observadores não poderão ver o anel ao redor da Lua. Em vez disso, eles verão um eclipse solar parcial. Isso ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra não estão exatamente alinhados. O Sol parece ter uma sombra escura somente em uma parte de sua superfície”, contou a agência espacial americana (Nasa). Ou seja, vai parecer que a Lua recebeu uma mordida ou que tem o formato do Pac-Man.

Às 5h12, pelo horário de brasília, o eclipse inicia a fase parcial, que acaba às 10h11. O auge acontece quando se forma o “anel de fogo”, que vai ser às 7h42 e vai durar por cerca de 3 minutos. O próximo eclipse desse tipo só vai acontecer no Brasil em 14 de outubro de 2023. O Norte do país vai assistir a versão total, enquanto todo o restante vai ver a versão parcial.