Publicado em 31/01/2014, às 15h34 - Atualizado em 17/06/2015, às 12h27 por Redação Pais&Filhos
A previdência privada e o seguro de vida são as duas modalidades preferidas pela maioria das famílias na hora de garantir uma renda para o futuro. Seja para ter uma reserva para garantir a faculdade, o primeiro carro, um apartamento, ou mesmo uma renda para quando os pais não estiverem mais aqui. Se você está confusa sobre como escolher o melhor plano ou precisa ter algumas aulas de planejamento financeiro primeiro, saiba que a internet pode ajudar.
O site da Associação de Consumidores Proteste (www.proteste.com.br), por exemplo, explica em linguagem simples como funciona a previdência privada, a diferença entre os tipos de planos (PGBL e VGBL) e um “dicionário” com o significado dos termos usados nos contratos, para você saber do que está falando.
E se o assunto é seguro de vida, o endereço na internet é www.tudosobreseguros.com.br, da Escola Nacional de Seguros – Funenseg. Apesar do nome, eles também falam bastante sobre previdência privada e capitalização.
O site sugere quais os melhores produtos para cada fase da vida, descreve os tipos de cobertura e também tem um glossário dos termos mais usados no meio. Um grupo de nove especialistas responde as perguntas dos internautas por e-mail. Tudo sem custo.
Ranking personalizado
Pronto. Agora que você já se informou sobre como funcionam os planos e sabe que tipo se aplicaria melhor a sua renda, pode usar outras ferramentas da internet para comparar as diferentes apólices existentes no mercado.
Para fazer uma simulação do planos de Previdência Privada, é só acessar o site www.buscaprev.com.br. Clicando na opção Plano para Menores, é possível fazer uma simulação, que apresenta no final um ranking dos melhores planos do mercado para você, baseada na idade do seu filho, no valor da contribuição mensal e o tipo de declaração de Imposto de Renda (simplificado, integral ou isento).
Se você já tem um Plano de Previdência, é possível compará-lo com os outros do mercado. Se quiser, o consumidor pode solicitar pelo próprio site a portabilidade do plano atual para outro mais vantajoso, ou seja, mudar de plano sem perder o que já pagou.
Qualquer que seja a ferramenta escolhida, é muito importante ser bem realista, e colocar no simulador um valor mensal que caiba no orçamento familiar. “Não adianta sacrificar o orçamento para fazer um investimento no futuro e deixar de usufruir o presente”, aconselha Silvinei Cordeiro Toffanin, diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria. “Somente ter o seguro e este não ser adequado às suas necessidades é jogar dinheiro fora. Você está pagando por algo que não irá satisfazer o que você planejou para o futuro de sua família.” Ou seja, sempre é bom lembrar que as ferramentas de comparação são somente isso mesmo: ferramentas. No fim, quem decide e escolhe é você.
Os sites comparativos e corretoras online já eram comuns para seguros de carro. Agora, eles existem também para seguro de vida. Veja a lista:
Compara apólices de seguro de vida de até dez seguradoras diferentes
Compara tanto seguros como planos de previdência, (e também cartões de crédito, planos de saúde, consórcios, empréstimo e telefonia celular)
Corretora online com 15 seguradoras
Funciona como uma linha direta entre corretoras de seguro e usuários. As corretoras se cadastram e disponibilizam suas ofertas para comparação no site
Corretora online, trabalha com oito seguradoras, e também compara previdência privada
Bebês
Mãe é alvo de críticas após amamentar o filho em supermercado: “Errado em tantos níveis”
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”