Educação na primeira infância: como fortalecer a parceria entre pais e escola

O encontro no Colégio Visconde de Porto Seguro sobre “A Primeira Infância no Século XXI” reuniu especialistas para falar sobre os desafios de formar as crianças para o futuro

Os pais puderam tirar todas as dúvidas (Foto: Divulgação)

A tecnologia trouxe muitas mudanças para a rotina das famílias. A realidade virtual invadiu com tudo as casas e todos os demais ambientes foram afetados, inclusive a escola. Por isso, no último dia 4 de novembro, reunimos um time de especialistas feras para discutir os desafios e belezas da “Primeira Infância no Século XXI” em um encontro no Colégio Visconde de Porto Seguro. 

-Publicidade-

Com Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe de Juliana e Carlos; Meire Nocito, Diretora Institucional Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe de Paula e Gabriel; Bianca Solléro, psicóloga e educadora criativa, colunista da Pais&Filhos, mãe de Elisa e Filipe; Marcelo Cunha Bueno, pedagogo, educador e escritor, pai de Enrique; e mediada por Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, filha de Branca Helena e Igor, o evento passou por diversos temas, como exigências da maternidade, a educação como meio de transformar o mundo, necessidade de nutrir certas habilidades nas crianças e de se conectar com o próprio eu. 

Além de compartilhar experiências, foi um espaço para os pais tirarem todas as dúvidas em relação ao assunto. “Escola é o lugar de aprender juntos”, justificou Silmara ao reforçar a importância de eventos como esse para construir um mundo melhor para futuras gerações. Outro assunto bastante destacado foi a parceria entre educadores e pais, para que um seja a continuação do outro. “É fundamental que a escola esteja atenta às vozes das famílias, para que a gente reconheça às necessidades que cada uma delas têm”, completa Meire. 

-Publicidade-

Para ficar por dentro de tudo o que rolou, assista a live completa no Facebook da Pais&Filhos. O encontro fez tanto sucesso que já teve segunda edição, dessa vez, na unidade de Valinhos do Colégio Visconde de Porto Seguro. A informação é sempre o caminho para poder tomar a melhor decisão para você, seus filhos e sua família, e é exatamente essa a ideia destes eventos. Confira um pouco do que aconteceu por lá:

A equipe fera que subiu ao palco para debater “A Primeira Infância no Século XXI” (Foto: Divulgação)
A conversa focou na relação entre escola, pais e alunos para encontrar um caminho que atenda às necessidades de todos (Foto: Divulgação)
A mediadora desse bate-papo foi nossa editora-executiva, Andressa Simonini (Foto: Divulgação)
Silmara Casadei falou sobre as preocupações da escola para oferecer experiências sensoriais para as crianças (Foto: Divulgação)
Marcelo Cunha Bueno enfatizou a importância de valorizar as atividades simples do dia a dia (Foto: Divulgação)
Meire Nocito conta que o objetivo da conversa, trocar informações e esclarecer algumas dúvidas, foi alcançado (Foto: Divulgação)
Bianca Solléro lembrou que o erro faz parte do processo de amadurecimento e não há nada de vergonhoso nisso (Foto: Divulgação)
As mães Márcia Abelha, Luciana Bochembuzio e Angélica Marques esclareceram todas as dúvidas (Foto: Divulgação)
Gislaine Rabelo, Bruna Rabelo, Karina Pereira e Cristiana Braz viram o encontro como uma forma de se atualizar (Foto: Divulgação)
O evento também teve a participação especial da nossa embaixadora, Eline Lee, mãe de Eduardo, aluno do colégio (Foto: Divulgação)
A Primeira Infância é um período curto, mas que impacta todo o futuro das crianças (Foto: Divulgação)
O Colégio Visconde de Porto Seguro abriu as portas para pais e educadores e nós só temos a agradecer pela oportunidade (Foto: Divulgação)

Leia também:

Escola não é só brincadeira: o papel do professor na educação durante a primeira infância

Primeira infância no século XXI: como você está educando seu filho?

Estímulo é tudo!

-Publicidade-