Publicado em 20/08/2019, às 16h02 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h35 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo
As mulheres trabalham, em média, três horas a mais por semana do que os homens e ganham apenas dois terços do que eles recebem, segundo o IBGE, não à toa o empreendedorismo feminino cresce cerca de 10% a cada ano, como uma saída em meio ao trabalho tradicional.
Esse movimento ganha força depois da maternidade, tendo 75% das mulheres criando um negócio após se tornar mãe, já que o mercado costuma fechar ainda mais a porta para esse público, demitindo quase 50% delas após um ano do nascimento dos filhos.
Pensando nisso, a Rede Mulher Empreendedora existe desde 2010 sendo, hoje, a maior rede de apoio a empreendedoras do país. Para ajudar mais mulheres que sonham em montar ou alavancar um negócio próprio, farão um superevento nos dias 19 e 20 de setembro das 9h às 18h.
A 8ª edição do Fórum Empreendedoras terá como tema “Propósito e Impacto” e acontecerá no Clube Homs, em São Paulo. Espera-se reunir 4 mil participantes com mais de 100 atrações, entre palestras, mentorias e feira de negócios.
Manter uma empresa não é fácil. Mesmo depois de anos, Ana Fontes, fundadora do grupo enfatiza essa questão, mas também pontua o benefício de seguir esse caminho: “Empreender é uma jornada. Não é uma corrida de curta distância, mas você consegue organizar a vida de um jeito diferente”.
Por isso, o Fórum irá reunir diversas especialistas no assunto. Já estão confirmadas Mônica Sousa (Mauricio de Sousa Produções), as deputadas federais Tabata Amaral e Joênia Wapichana, Camila Junqueira (CEO da Endeavor Brasil) e Nina Silva (CEO da Black Money), Sonia Hess (VP Mulheres do Brasil) e a Renata Alves (Quebrada Produções).
“Vamos focar no propósito das empreendedoras e no impacto que esses negócios têm hoje no Brasil. De cada 100 empresas abertas hoje em São Paulo, 52 têm uma mulher à frente, mudando o mundo”, explica Ana Fontes. Ao longo dos dois dias, haverá diversas ações para as empreendedoras.
Terão mentorias individuais, em que elas poderão tirar as dúvidas e orientar seus negócios. A novidade será a Trilha Empreendedora, um espaço de workshops e minicursos com foco prático e os palestrantes Marcelo Nakagawa (Insper), falando sobre como empreender, e Camila Fusco (Facebook) apresentando técnicas de como inovar.
Se você busca dicas de venda, comunicação, soft skills e ainda quer fazer um networking, esse é o evento para você. De acordo com o Sebrae, mais de 24 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil e o Fórum, que acontece anualmente, é a oportunidade de se atualizar e buscar novas formas de se reinventar nesse mercado.
Lá, também será apresentado o resultado da pesquisa do perfil da empreendedora brasileira, feita com apoio da ONU Mulheres e execução da Plano CDE. “Esse é o retrato mais acurado da mulher empreendedora no Brasil, que já estamos traçando há quatro anos. Os dados da pesquisa da Rede Mulher Empreendedora são referência para outros estudos e reportagens que, ao longo do ano, acabam saindo na mídia”, diz Ana Fontes.
No 8º Fórum Empreendedoras também haverá o lançamento de livros de autoras sobre o ambiente empreendedor. Os ingressos já estão à venda no link e custam R$ 140,00 para os dois dias, com todas as atrações inclusas. Conheça mais sobre o evento no sitee garanta sua vaga!
Leia também:
Chegou a hora: vamos falar sobre empreendedorismo materno?
Empreendedorismo feminino: como guardar dinheiro para começar meu negócio?
Quer ter seu próprio negócio? Saiba como dar o primeiro passo e se organizar
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"