Empresa cria combustível feito de plástico reciclado e testa em motor de foguete
A startup Pulsar Fusion foi uma das pioneiras a construir e testar a tecnologia favorável ao meio ambiente
Resumo da Notícia
- Startup usou combustível feito de plástico reciclado para testar em motor de foguete;
- A empresa britânica usou tecnologia nuclear para materializar o combustível;
- Pulsar Fusion tem outros projetos de tecnologia nuclear para colocar em prática que ajudam o meio ambiente.
Na última semana, a startup britânica Pulsar Fusion inovou no setor de tecnologia nuclear e criou um combustível feito de plástico reciclado. A empresa desenvolveu um motor de foguete que utiliza combustível híbrido feito com polietileno de alta densidade (PEAD) e oxidante de óxido nitroso.
O PEAD, é muito utilizado na fabricação de produtos plásticos, como garrafas de bebidas e detergentes e é encarado como uma forma inédita de alimentar foguetes que consomem muita energia, segundo informações do Olhar Digital. O novo combustível é visto com bons olhos pela comunidade científica, já que os combustíveis fósseis emitem muita poluição.
Para Richard Dinan, CEO da empresa, os resultados foram muito satisfatórios. Segundo ele, a Pulsar Fusion está entre as poucas companhias do mundo que construíram e testaram a tecnologia. Confira o vídeo do teste feito pela empresa aqui!
Com a divulgação dos ótimos resultados, o uso de resíduos como o plástico, que demoram milhares de anos para se decompor, no uso de foguetes, passou a ser visto como uma solução positiva para o setor nuclear e aeronáutico. Segundo a empresa, o foguete “verde” pode ser usado para levar satélites e pessoas ao espaço, além de favorecer a sustentabilidade do planeta.
Além do combustível, a Pulsar Fusion também trabalha em outros projetos que favorecem o meio de ambiente, como por exemplo, um motor de propulsão de fusão que será testado em terra até 2025, para então mandar um foguete à órbita, em 2027.