Publicado em 29/04/2020, às 16h18 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Durante a pandemia, os hospitais estão passando por um período de muita tensão. A lotação e a preocupação com esse novo vírus, tão desconhecido, causam um clima de angústia entre os profissionais da saúde. Para que essa angústia não seja passada para o paciente, que certamente também já está preocupado com a situação que se encontra, vários profissionais estão procurando formas de despir-se de algumas inquietações para conseguir tranquilizar os pacientes e ajudá-los nesse momento tão complicado. Glaucia Vilanny, mãe da Gabriela, é uma delas.
Em entrevista exclusiva à Pais&Filhos, a enfermeiracontou que está dando o máximo para melhorar o dia das pessoas no hospitalem que trabalha. A humanização sempre foi o forte dela. Tudo começou quando trabalhou em um pronto socorro pediátrico. “Logo observei o pânico das crianças quando me viam de branco. Então troquei a cor do meu jaleco para cor de rosa, adquiri outros com estampa de animais, etc. Isso acalmava muito as crianças”, relembra.
Glaucia acredita que desta maneira consegue amenizar o sofrimento dos pacientes. Quando se viu frente à uma pandemialogo se preocupou em encontrar meios de humanizara situação, como sempre fez. “Eu pensei: como demonstrar o amor? Como dizem os poetas, certas atitudes valem mais de mil palavras e sinto falta dessas atitudes atualmente”.
Preocupada em trazer o amor para o hospital sem colocar em risco os pacientese ela mesma, ela se deparou com uma situação em que precisou agir e, graças à isso, começou a desenhar formas de acalmar o ambiente hospitalar. Em um dia, ela percebeu que uma das pacientes estava muito nervosa e precisou acalmá-la instantaneamente. Como tirar a máscarapara mostrar um sorriso ou ter algum contato com a paciente estava fora de questão, Glaucia teve a ideia de desenhar um sorriso na máscara que estava usando. A ação viralizou e tranquilizou a paciente, que logo falou que viraria fã da enfermeira.
Apesar dessa ação ter ficado muito famoso, não foi a única que ela fez para amenizar as tensões do hospital. Desde que o coronavírus se tornou uma preocupação, a enfermeira começou a usar as máscaras da filha para trazer mais cores e vida ao hospital. “Minha filha é muito fã do BTS e aprendeu a usar as máscaras com frequência. Por isso tinha várias. Quando começou a pandemia, eu não pensei duas vezes em pegar as máscarasdela”, revela.
Hoje, Glaucia já tem uma pequena coleção de máscaras, que encantam os pacientes. “Muitos elogiam, dizem que torna o lugar menos frio. Já sabemos que o conceito do hospital não é mais só doençae cura, mas como bem estar do paciente”.
A enfermeira relata que os hospitais estão enfrentando uma realidade de tensão com o aumento dos casose os profissionais da saúde que estão na linha de frente estão sendo consumidos pelo estresse. Apesar disso, as equipes tentam, da forma que podem, passar tranquilidade àqueles que as procuram. “Apesar de toda informação das mídias, ainda tem muita gente que quase não sabe sobre a COVID-19 e muitos pacientes acham que a confirmação é quase uma condenação à morte. Tem muito medo, angústia. É nesse momento que fazemos a diferença. Precisamos ser o melhor, no pior momento do outro”, conclui.
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Faustão estreia como cantora na Globo e surpreende com talento: "Chocado"