Engenheira reforma gratuitamente casas para famílias carentes do Mato Grosso do Sul

Com o intuito de proporcionar uma moradia adequada às família em situação de vulnerabilidade social, a engenheira Evelin Melo criou a empresa Digna Engenharia, a qual proporciona reformas gratuitas às casas de famílias carentes

Resumo da Notícia

  • A Evelin Melo criou a empresa Digna Engenharia, voltada ao setor de Dignidade Habitacional
  • A engenheira visa proporcionar lugares de qualidade para as pessoas em situação de carência social morarem
  • Ao todo, o projeto da reformou mais de 100 casas pelo Mato Grosso do Sul

Evelin Melo, engenheira e empreendedora social de 28 anos, realiza os sonhos de famílias em situação de carência do Mato Grosso do Sul. Por meio da construção civil, ela reforma gratuitamente a casa das pessoas, tornando realidade o desejo de ter uma residência inspiradora. Segundo reportagem do portal g1, a profissional vai à frente da Digna Engenharia, empresa voltada ao ramo da Dignidade Habitacional.

-Publicidade-

Ela contou que a Digna surgiu através de suas vivências como moradora da região periférica de Campo Grande. Inicialmente, o primeiro passo em direção à realização do projeto, foi a elaboração de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O qual ela se dedicou fielmente à proposta solidária voltada à habitação social.

“Sempre morei na região de periferia. Meus pais sempre passaram por muita dificuldade. Então, a Digna começou quando vi o dia a dia dos meus próprios pais e vizinhos. Eu nunca tinha visto um engenheiro em uma obra de bairro. Via dificuldade deles em juntarem dinheiro para contratar um pedreiro”, contou ao portal g1.

Engenheira do MS reforma casas gratuitamente
As casas são reformadas de maneira gratuita pela Digna Engenharia (Foto: Reprodução / TV Morena MS / G1)

Ao visualizar essa ausência no mercado, ela apostou na engenharia social. “Eu olhava e pensava: ‘por que ninguém atende este público?’. Vi o nicho de clientes e isso me fez ir atrás. A partir da dor dos meus pais e dos meus vizinhos, a Digna nasceu”, disse Evelin. Para conseguir atender o público alvo, a Digna Engenharia trabalha de duas formas: gratuita e com parcelamentos em várias vezes, com um financiamento de baio custo e com a ajuda de investidores que compactuam com a causa.

No momento, a Digna Engenharia atendeu mais de 100 família de forma gratuita. “Para a modalidade gratuita, nós temos um doador-anjo [empresário anônimo que faz doações]. As famílias podem nos procurar para o atendimento. Criamos um formulário para ver se a pessoa se encaixa nessa necessidade. Mandamos o projeto e situação da família para empresa doadora, eles aprovando, iniciamos a obra, que impacta diretamente na vida dos moradores”, afirmou a engenheira.

Realização de sonhos

A Maria Luiza de Arruda foi uma das contempladas pelo projeto. Ela tinha o sonho de ter um banheiro com forro, vaso sanitário branco e uma torneira que abrisse por completo. Graças ao projeto que viabiliza uma moradia digna para famílias de baixa renda, isso foi possível. “Eu trabalhei toda vida em casa de família, sempre olhei os banheiros bonitos das pessoas. Eu queria muito ter um banheiro bem arrumadinho, com vaso branquinho, piso. Quando eu menos esperava, ela me ligou [Evelin]. Às vezes uma pessoa simples fica sonhando com a obra ou ter uma casa arrumadinha com dignidade, mas não consegue comprar o material”, disse Maria Luiza.

No momento, Evelin e o marido, o Wesley (32), trabalham juntos e comandam uma equipe de 15 pessoas. A previsão é de crescimento para os próximos anos. “É extremamente gratificante tudo isso. A Digna não tem nada a ver com reforma. Nós trabalhamos com a transformação, que acontece depois que vamos embora. A reforma transforma as pessoas, elas observam que elas podem mais e percebem que podem não morar naquela situação insalubre. Nunca é tarde para realizar um sonho”, finalizou Evelin.