Família

Entenda a importância de respeitar cada fase do crescimento do seu filho

Como saber quando seu filho está pronto para dormir na casa dos amigos? E para andar de bicicleta? Calma, respira. Vamos te ajudar a identificar os sinais certos e, assim, garantir que essas novas conquistas sejam inesquecíveis na vida dele!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Cada fase do crescimento do seu filho é importante (Foto: Shutterstock)

Não é fácil saber o tempo exato para que novas habilidades e atividades sejam ensinadas às crianças. A nossa própria experiência durante a infância pode nos deixar até mais confusas quando pensamos nisso – afinal de contas, os tempos realmente mudaram. 

E basta entrar no Instagram e navegar um pouco pelo feed de fotos que vemos pais publicando imagens dos filhos com alguma nova conquista – seja aprendendo a andar de bicicleta ou tocando algum instrumento musical, por exemplo. Ao mesmo tempo, uma passada rápida no grupo de mães mostra colegas do seu filho que já conseguem ajudar os pais nas tarefas domésticas

A verdade é que não existe idade certa ou alguma regra que valha para todas as crianças. Mas geralmente elas desenvolvem as habilidades quase que no mesmo período – e, claro, quando elas se sentem prontas e à vontade para isso. Para saber se esse momento está próximo, é só ficar de olho em alguns sinais que seu filho pode dar, demonstrando que ele está pronto para o próximo ritual de passagem. 

Durante toda a matéria você verá números tirados de enquetes feitas no nosso Instagram, com os nossos seguidores. 

 

Atender ao telefone

Foto: Stephanie Rausser

Seu filho estará pronto para atender ao telefone, com você próxima a ele, no momento em que ele conseguir compreender e sustentar o assunto de uma conversa. Isso acontece entre os cinco e os seis anos de idade. “As crianças precisam aprender as etiquetas básicas de se falar ao telefone e, ao mesmo tempo, precisam se sentir confortáveis ao conversar com um adulto”, explica Sally Tannen, diretor do Centro de Crianças e da Família 92nd Street Y Goldman, em Nova Iorque.

Peça para ele praticar com você primeiro, falando com calma e com clareza. Oriente as principais perguntas, como questionar “quem está falando”. Aos sete anos, ele deve conseguir atender a qualquer ligação, mesmo quando você não estiver ao lado. Mas a criança ainda não será totalmente confiável no quesito “dar recados”. Então, o melhor é orientar para que diga para a pessoa retornar em outro horário ou deixar uma mensagem de voz. 

 

A gente te perguntou

Qual a idade certa para a criança começar a atender o telefone?

7 anos ou mais: 53%

6 anos: 18% 

5 anos: 16%

4 anos: 13%

 

Ajudar nas tarefas de casa

Foto: Thayer Allyson

Já reparou o quanto as crianças amam ajudar? Se seu filho de dois anos estiver disposto a brincar, também estará disposto a ajudar a arrumar a cama e alimentar os animais de estimação, por exemplo. Mas calma: isso é uma forma de incentivá-lo e encorajá-lo a criar esse hábito e não pode ser considerada uma ajuda para manter a casa arrumada. 

“Se você torna esse momento engraçado e prazeroso e, claro, elogia o trabalho que o seu filho fez, ele vai começar a entender que as tarefas da casa fazem parte do dia a dia da família”, explica Laura Kastner, autora do livro “Como ficar calma: os primeiro anos” (em tradução livre). 

Com sete ou oito anos, ele estará pronto para assumir algumas tarefas mais elaboradas, como limpar o espelho do banheiro ou lavar os pratos, copos e talheres. Mas você deve acompanhar de perto cada movimentação. “Com os deveres domésticos, é mais importante compreender o seu preparo do que o dos seus filhos. Crianças nessa idade gostam de ter responsabilidades, desde que você tenha tempo e energia para entregar tarefas nas mãos delas e mostrar muita paciência para ensinar”, diz Laura.

 

A gente te perguntou

Qual a idade para a criança começar a ajudar nas tarefas domésticas?

3 anos ou menos: 43%

4 a 5 anos: 36%

6 anos: 17%

Quando começar a ganhar mesada: 4%

 

Andar de bicicleta sem rodinha

Foto: Getty Images

Equilíbrio. Confiança. Animação. Seu filho tem os três? Ele tem entre quatro e nove anos? Então ele está preparado para andar sobre duas rodas, segundo Ken Podziba, presidente da Bike New York, uma organização sem fins lucrativos. 

É importante fazer o teste do equilíbrio: tire os pedais da bicicleta e abaixe o banco para que os pés da criança alcancem o chão. Então diga que você vai empurrá-lo e ele terá que ficar 10 segundos tentando se equilibrar, tentando não colocar os pés no chão. Quando ele conseguir (o que pode levar três minutos ou meses), coloque os pedais de volta e faça ele praticar pedalando enquanto você o segura. 

 

A gente te perguntou

Qual a idade certa para ensinar a criança a andar de bicicleta sem rodinha?

4 anos: 62%

5 anos: 20%

6 anos: 12%

7 anos ou mais: 6%

 

Escovar os dentes sozinho

Foto: Getty Images

Seu filho quer escovar os dentes sem a sua ajuda? Então é hora de desafiá-lo em um campeonato de cuspe! Explicamos melhor: “Quando ele enche a boca de água e consegue cuspir dentro da pia em vez de engolir, é um sinal de que ele está preparado para conseguir mais autonomia na hora de escovar os dentes. Isso acontece, geralmente, entre os quatro e os cinco anos de idade”, explica o dentista Ruby Gelman. Mas vale deixar apenas uma vez ao dia: “se seu filho escovou os dentes sozinho pela manhã, ajude-o numa escovação bem caprichada à noite”.

Você pode ensinar a criança a escovar os dentes guiando a mão dela. Vale também programar um despertador para dois minutos e orientar para que seu filho não pare de escovar até o alarme tocar.

 

A gente te perguntou

Qual a idade certa para deixar a criança escovar os dentes sozinha?

6 anos ou mais: 31%

3 anos: 27%

4 anos: 24%

5 anos: 18%

 

Beber líquidos em um copo

Foto: Getty Images

Pronto ou não, quando o seu filho fizer um ano, ele deve começar a usar a garrafinha com canudo só para beber água. Isso porque a criança pode carregar a garrafa com ela sempre. “Beber suco e leite durante todo o dia faz com que os dentes fiquem cheios de açúcar, aumentando o risco de cáries. Por isso orientamos começar com água”, explica Marc Lewin, M.D., médico de família em Charlotte, na Carolina do Norte. Para treinar o uso do copo, comece oferecendo xícaras menores nas refeições Vale também praticar na hora do banho. No começo, coloque no copo a bebida favorita do seu filho como incentivo. E não se preocupe se ele derrubar ou derramar o líquido, já que ele estará no banho. Esse momento pode render ótimas fotos também!

A gente te perguntou

Qual a idade certa para as crianças começarem a usar copo sozinhas?

Até 2 anos: 35%

15 aos 18 meses: 28%

Quando ela disser que está pronta: 21%

Até 3 anos: 16%

 

Começar a tocar um instrumento

Foto: Thayer Allison Gowdy

Com um pequeno incentivo, você acha que o seu filho seria capaz de praticar e ensaiar algum instrumento musical? Mesmo assim, ele conseguiria focar em outras obrigações, como um projeto da aula de artes ou a lição de casa? Segundo Michel Blakeslee, diretor-executivo da Associação Nacional de Música Educacional dos Estados Unidos, esses são indicadores importantes para partir para a prática. 

Se o filho já souber ler, o processo de aprendizagem musical fica ainda mais fácil. “Existe uma forte relação entre as palavras e a música”, diz Blakeslee. Aos seis anos é a idade em que a maioria das crianças começa a tocar piano, contanto que os dedos dela sejam longos o suficiente para tocarem as cinco notas brancas do teclado. Essa é também uma ótima idade para incentivar aulas de violino ou de violão para crianças. 

Depois de um tempo, seu filho estará mais preparado para instrumentos mais pesados, como o violoncelo ou o trompete. E com um controle maior dos músculos da boca e da respiração, ele conseguirá tocar instrumentos de sopro, como flautas, oboé ou clarinete.

 

A gente te perguntou

Qual a idade certa para a criança começar a tocar um instrumento?

4 ou 5 anos: 41%

3 ou menos: 38%

6 ou 7 anos: 16%

8 anos ou mais: 5%

 

Ganhar mesada

Foto: Getty Images

A questão aqui é: o seu filho tem noções básicas de matemática e dinheiro? Por exemplo, ele sabe que quatro moedas de 25 centavos equivalem a um real? “Essa capacidade pode ser percebida por volta dos seis ou sete anos”, diz Janet Bodnar, autora do livro “Criando Crianças Espertas para Dinheiro”, e pode ser o principal sinal de que ele está pronto para receber mesada. Para Janet, funciona usar o seguinte cálculo: multiplicar 50 centavos pela idade do seu filho. Então, deixe que ele pague pequenas despesas, como os adesivos na banca de revistas, por exemplo. Assim, ele vai começar a aprender a tomar decisões financeiras, como deixar de comprar algo agora e gastar depois com uma coisa que ele queira mais.

 

A gente te perguntou

Qual a idade certa para seu filho começar a receber mesada?

9 anos ou mais: 46%

7 ou 8 anos: 31%

5 ou 6 anos: 15%

4 anos: 8%

 

Dormir fora de casa

Foto: Getty Images

Se o seu filho já pede para dormir na casa do amigo, pode ser um grande sinal. “É importante também que ele tenha um sono tranquilo, não tenha medo do escuro e se sinta confortável em pedir ajuda para outros adultos”, afirma Goldstein. 

Algumas crianças se sentem preparadas aos seis anos. Outras, aos sete ou oito anos. Lembre-se sempre de considerar a sua intuição também: você está esperando receber uma ligação no meio da noite com um pedido de “venha me buscar”? Todos preparados, então vamos nessa! No grande dia da primeira experiência dormindo fora de casa, coloque na mochila do seu  lho um livro para ele ler até pegar no sono e uma lanterna. 

Ensine também alguma técnica para ele relaxar e se tranquilizar sozinho, como exercícios de respiração. Além de encorajá-lo, orientando para que ele pense em coisas divertidas quando se sentir ansioso ou com medo, mostrando que ele consegue vencer os desafios. 

 

A gente te perguntou

Qual a idade certa para deixar a criança dormir fora de casa?

9 anos ou mais: 55%

7 ou 8 anos: 28%

5 ou 6 anos: 11%

4 anos: 6%

 

Leia também:

Tarefas possíveis para seu filho fazer

4 dicas para você ensinar seu filho a andar de bicicleta

Seis erros que devem ser evitados ao escovar os dentes