Entenda por que a resposta aos testes de Covid-19 podem demorar de 15 minutos a 7 dias

Teste para identificação da presença do novo coronavírus no corpo humano podem variar de 7 dias ou até mesmo 15 minutos para sair o resultado. Saiba porque essa diferença acontece

Resumo da Notícia

  • Entenda os diferentes testes para checar coronavírus
  • Teste usado no Brasil pode demorar até 7 dias
  • Hospitais brasileiros acreditam ser o mais eficaz
  • Teste usado em outros países demora 15 minutos para identificar
Teste de coronavírus (Foto: Getty Images)

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe a necessidade de que os testes usados por profissionais da saúde sejam os mais eficazes possível. Acontece que atualmente existe dois tipos de teste. Um pode demorar até 7 dias para a sair o resultado e outro apenas 15 minutos. Mas por que essa diferença?

-Publicidade-

Os testes utilizados para checagem do vírus no corpo humano podem ser de dois tipos: PCR e o Imunomonocromatografia. O método que é o mais comum nos hospitais brasileiros é o PCR, que apesar de demorar mais, acreditasse ser o melhor.

O PCR é feito a partir do uso de um cotonete que coleta ‘traços’ do vírus pelo nariz ou faringe. Na coleta é possível identificar a sequencia do vírus e quando comparada com o Covid-19 é fácil reconhecer se é o mesmo. Ou seja o teste que foi disponibilizado pela Fundação Oswaldo Cruz, é o mais recomendado por apresentar menos chances de falhas.

-Publicidade-

O Imunomonocromatografia é a mais nova tecnologia que consegue identificar o vírus em até 15 minutos. O teste que já está sendo aplicado em países como França, Itália e Alemanha, apresenta uma coleta diferenciada a partir uma amostra do sangue com uma picada no dedo. O sangue é misturado com reagentes que indicam a presença de um anticorpo produzido pelo ser humano depois de infectado.

Apesar dos dois tipos serem indicados para testar os casos de suspeita de coronavírus, em São Paulo e no Rio de Janeiro foi decidido que os testes seriam feitos somente nos pacientes que apresentem um quadro grave de saúde.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

 

-Publicidade-