Família

Equipamento que pode identificar a presença do coronavírus no ar já tem data de lançamento

Pesquisadores do ITA desenvolvem um equipamento capaz de identificar a presença do coronavírus no ar - Getty Images
Getty Images

Publicado em 26/05/2020, às 16h59 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Pesquisadores do ITA desenvolvem um equipamento capaz de identificar a presença do coronavírus no ar (Foto: Getty Images)

Nas mais diversas áreas, estudiosos e pesquisadoresestão correndo contra o tempo para desenvolver métodos e mecanismos para entender melhor a respeito do novo coronavírus. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos (SP) também está contribuindo na luta contra o vírus.

O renomado instituto está desenvolvendo um equipamento capaz de identificar a presença do coronavírus no ar. O intuito dos envolvidos é que, através do aparelho, seja possível monitorar as áreas com grande circulação de pessoas, indicando, assim, os possíveis riscos de contaminaçãocom vírus nestes espaços.

Os pesquisadores esperam que o protótipo, que ainda está em construção,  fique pronto dentro de sete semanas. Por meio de uma ação trabalhista para o ITA, feita com ajuda da Fundação Casimiro Montenegro Filho, o Instituto conseguiu R$ 250 mil para desenvolver o equipamento.

Segundo o que o Dr. Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA, disse ao G1, a tecnologia foi adaptada de outro equipamento desenvolvido pela instituição. “Já temos um equipamento semelhante que monitora nuvens radiológicas. Ele detecta no ambiente se há alguma radiação. Os nossos técnicos bolaram uma ideia semelhante de fazer algo que detecte os vírus do coronavírus.”, falou.

O reitor contou, também, que o equipamento que estão desenvolvendo pode ser utilizado nos mais diversos ambientes. “Ele poderia ser colocado em uma sala de aula, num shopping center. Ele fica recebendo as partículas do ar, esse produto é enviado ao hospital A.C. Camargo, em São Paulo, que é nosso parceiro. Rapidamente, ele detecta se tem o coronavírus e a gente tem a visão se aquele ambiente tem ou não a presença do vírus“, completou.

Ele também afirmou que a medição do equipamento é feita de forma precisa em uma área de 50 metros quadrados. Em uma sala de cinemaque tenha 100 metros quadrados, por exemplo, seriam necessários dois equipamentos. De acordo com o que ele disse ao G1, em áreas abertas, como campos de futebol, o equipamento poderia ser acoplado a um drone para sobrevoar a área.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Leia também

Viúva de Elvis fala sobre reencontro com filho - Reprodução/Instagram

Família

“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”

Fernanda Vasconcellos e Romeo - Reprodução/Instagram

Bebês

Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção

Wanessa Camargo surpreende filho com presente inusitado - Reprodução/Instagram @wanessa

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Giovanna Ewbank revela que filho gastou dinheiro dela em conta bancária - Reprodução / Instagram / @gioewbank

Criança

Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”

Bruna Biancardi comemora 1 mês de vida de Mavie, fruto de seu relacionamento com o jogador Neymar Jr. - (Foto: Reprodução/Instagram)

Mavie faz 1 mês de vida! 👶

Bruna Biancardi comemora 1º mês da filha e não cita Neymar: "Que seja só o começo"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Gabi Luthai diz que estava grávida de gêmeos, mas um não desenvolveu: "Éramos três"

Bebês gêmeos - Bebês gêmeos Foto:(Reprodução/iStock)

Bebês

Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!