Ponto para ciência! Astrônomos encontram novo planeta ao redor da estrela mais próxima do Sol

O novo astro está localizado na Zona Habitável, onde ocorre a possibilidade de água existir

Resumo da Notícia

  • Pesquisadores descobriram novo planeta
  • A descoberta foi feita por uma equipe de astrônomos no Chile
  • O Proxima D é considerado um exoplaneta

Viva a ciência! Astrônomos identificaram um planeta orbitando a Proxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar. A equipe responsável utilizou o telescópio do consórcio europeu European Southern Observatory (ESO), no Chile, para realizar a descoberta do exoplaneta, ou seja, aquele que possui uma densidade menor que 0,1 gramas por centímetro cúbico de volume.

-Publicidade-

A novidade foi divulgada nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, através de um artigo publicado na revista científica “Astronomy & Astrophysics”, por cientistas portugueses do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Novo planeta descoberto próximo ao sistema solar
Novo planeta descoberto pelo telescópio do consórcio europeu European Southern Observatory (ESO), no Chile (Foto: Reprodução unknown / ESO/Y. Beletsky)

“Este é um planeta de massa muito pequena e é o terceiro ao redor da estrela mais próxima de nós. Isso mostra que esses planetas, semelhantes à Terra, podem ser comuns em nossa galáxia e próximos”, afirma João Faria, um dos cientistas envolvidos na descoberta, para o jornal britânico The Guardian.

Batizado como Proxima d, o mais recente planeta descoberto pesa apenas um quarto da massa da Terra, sendo considerado um dos exoplanetas mais leves já encontrados.

Além disso, a equipe de cientistas estimou que o planeta deve completa sua órbita ao redor da estrela Proxima Centauri, que está a 4 anos luz de distância da Terra, em um prazo de cinco dias. Foi informado também um ponto positivo: o Proxima D está localizado na zona habitável, onde as temperaturas permitem a possibilidade de se encontrar água.