Família

Era só o que faltava! Pesquisa culpa as mães por obesidade infantil e motivo é polêmico

O estudo defendeu que a vida profissional do pai não interfere

Eloisa Ribeiro

Eloisa Ribeiro ,Filha de Terezinha Ribeiro

Segundo pesquisa, mães que trabalham são culpadas por Obesidade Infantil (Foto: Getty Images)

Um novo estudo feito por pesquisadores da University College London, na Inglaterra, aponta que as mães que trabalham fora de casa são culpadas pela obesidade infantil.

A pesquisa analisou 20 mil famílias britânicas. Os fatores para a obesidade das crianças são: comidas industrializadas, gorduras, doce, falta de exercício e agora: as mães que trabalham fora de casa.

“Descobrimos que crianças de mães que trabalham são mais propensas a serem sedentárias e seguirem hábitos alimentares pouco saudáveis”, acrescentou a professora e coautora do estudo, Emla Fitzsimons, ao The Sunday Times.

Para eles, filhos de mães que trabalham têm uma chance muito maior de desenvolver o problema do que as donas de casa. E quando o assunto é mãe solteira que trabalha fora a probabilidade cresce em 25%.

Quando a pergunta é sobre a vida do pai e em como isso pode afetar a criança, os pesquisadores concluem que a vida profissional deles não têm o mesmo efeito no peso dos filhos. A pesquisa ainda sugere que os pais têm uma chance maior de influenciar de forma positiva no bem-estar da criança.

O estudo gerou um grande incômodo nas redes sociais, recebendo muitos comentários negativos e irônicos. ”É culpa da mãe, de novo! Culpam as mães trabalhadoras, se são solteira ― ainda mais”, comentou uma mãe nas redes sociais. Uma outra também criticou: ‘’Então por décadas disseram às mulheres que era bom se juntar à força de trabalho. E agora este estudo está culpando as mães”.

A Pais&Filhos levanta a bandeira de que não existe uma receita pronta para criar o seu filho, você é quem sabe a melhor forma de educar a criança. Caso precise trabalhar ou se decidir parar ficar em casa pelos filhos é direito seu e não se sinta culpada por isso. Você é o máximo como mãe!

Leia também

Filme que mostra obesidade infantil é exibido no Consea 

Dia Mundial de Combate à Obesidade: o distúrbio também é desnutrição  

1 em cada 5 brasileiros são obesos; problema pode começar na infância