Erupção de vulcão submarino em Tonga manda alerta de tsunami para diversos países

Hunga Tonga-Hunga Haa’pai cobriu o pequeno país da Oceania de cinzas e provocou um tsunami em todo o Oceano Pacífico, causando mortes até no Peru

Resumo da Notícia

  • A erupção do Hunga Tonga-Hunga Haa'pai aconteceu no último sábado, 15 de janeiro,
  • Além de cobrir o pequeno país  da Oceania de cinzas, também provocou um tsunami em todo o Oceano Pacífico e causou mortes até no Peru;
  • Imagens de satélite mostram a devastação causada

O vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haa’pai, que fica no arquipélago de Tonga, entrou em erupção no último sábado, 15 de janeiro, e causou um tsunami no Oceano Pacífico, que deixou mortos até no Peru e foi sentido até no Alasca.

-Publicidade-

Moradores ouviram sons de explosões na hora da erupção. Houve interrupção nas linhas telefônicas e de internet, e no fornecimento de energia em toda a Tongatapu, ilha principal do arquipélago, onde fica a capital Nuku’alofa. O governo convocou militares para ajudar.

Destruição causada pela erupção do vulcão em Tamoa, que possui mais de 100 mil habitantes
Destruição causada pela erupção do vulcão em Tamoa, que possui mais de 100 mil habitantes (Foto: Reprodução/TV Globo)

O corpo de uma mulher britânica, que foi arrastada pelo tsunami, foi encontrado na segunda-feira, 17, e nesta terça-feira, 18, o governo de Tonga confirmou a morte de mais duas pessoas no país. As informações foram fornecidas pelo portal G1.

Países atingidos

As ondas chegaram também à capital da Samoa Americana. Fiji, Japão, Havaí e a costa oeste dos Estados Unidos receberam avisos de tsunami pouco depois da erupção. Na Califórnia, algumas praias foram fechadas por precaução.

Imagens de satélite mostra o estrago causado pelo Hunga Tonga-Hunga Haa’pai, devastando países da América do Sul até o Alasca.