Escola pede que mães compareçam ao local de “cabelo escovado e maquiagem”, ação gera revolta entre as mulheres

A escola decidiu criar um projeto em comemoração ao Dia das Mães. No convite enviado às responsáveis dos alunos, a instituição pede que as mulheres compareçam na festividade de “cabelo escovado e maquiagem”. A mensagem gerou revolta entre as mães dos estudantes

Resumo da Notícia

  • Escola decide comemorar o Dia das Mãe, e envia convite às responsáveis pelos estudantes
  • No bilhete, a instituição solicitou que as mulheres fossem ao local de "cabelos escovados e maquiagem"
  • A mensagem gerou indignação entre as mães dos alunos, que contestaram os padrões de beleza impostos pela escola

O Dia das Mães está chegando, sendo assim, é comum que as escolas infantis preparem alguma celebração dedicada às responsáveis pelos estudantes. No entanto, uma escola de Goiânia fez um convite que deixou algumas mulheres incomodadas, pelo fato de sugerir alguns critérios para a comemoração da data especial. No bilhete enviado às mães via agenda dos filhos estudantes, uma instituição educacional pediu que as responsáveis participantes da atividade, comparecessem maquiadas e de cabelos escovados. Porém, segundo reportagem do G1, a mensagem gerou indignação em mulheres da família de um aluno, que têm cabelo crespo.

-Publicidade-

Em desabafo, a mãe do estudante fez uma publicação nas redes socias. Logo, vários internautas também se revoltaram com caso e questionaram o motivo pelo qual a escola emitia algum padrão de beleza. A mãe de uma das crianças, que também tem cabelo crespo, relatou que teve uma conversa com o filho em relação aos padrões de beleza, e em como não precisa ter determinadas características físicas para se sentir belo e satisfeito consigo mesmo.

“Expliquei para ele o que é um cabelo escovado, liso. Eu não gosto de fazer isso com meu cabelo, me acho bonita dessa forma, o cabelo dele também é assim e também é bonito. Expliquei que as pessoas têm que respeitar as diferenças e a gente tem que se impor”, contou a mãe ao G1.

Padrão de beleza nas escolas infantis
Mães contestaram sobre os padrões de beleza (Foto: Reprodução / G1 / Arquivo pessoal)

Além disso, a mãe conta que quando visualizou o convite se sentiu muito incomodada. Mas esclarece que sempre foi bem recebida na escola sem estar com os “cabelos escovados”. Ela ainda acrescenta que é extremamente importante trazer pautas sobre as diversas culturas na sociedade, bem como respeitar a diferença entre as mulheres. No mais, falou que ouviu de outras mães as queixas sobre o bilhete em questão, que também se incomodaram com o fato do pedido do uso de maquiagem. Visto que, muitas mulheres se sentem bem sem e preferem não fazer o uso dos cosméticos.

“Me senti desrespeitada quando recebi esse pedido de me encaixar em um padrão, um formato de mãe (…) É importante rever as palavras que naturalizam o que nunca foi natural. É pertinente falar. Se a gente vai deixando passar essa reflexão não acontece”, complementou.

Uma tia do aluno finalizou: “Podiam ter pulado essa parte. Tem mulheres que não alisam o cabelo ou não usam maquiagem e se sentem lindas. (…) Como a gente não tem muitos exemplos [de pessoas assumindo os cabelos crespos e se sentindo bem com eles], a gente se sente fora e tem esse trabalho de se descontruir e mostrar para as pessoas que temos esse lugar (…) Na escola a gente imagina que vai ser construída uma nova cultura, mas ver que vem se repetindo o que a gente tenta tanto mudar, me assusta”.