Publicado em 03/05/2022, às 08h17 - Atualizado às 08h24 por Redação Pais&Filhos
O Dia das Mães está chegando, sendo assim, é comum que as escolas infantis preparem alguma celebração dedicada às responsáveis pelos estudantes. No entanto, uma escola de Goiânia fez um convite que deixou algumas mulheres incomodadas, pelo fato de sugerir alguns critérios para a comemoração da data especial. No bilhete enviado às mães via agenda dos filhos estudantes, uma instituição educacional pediu que as responsáveis participantes da atividade, comparecessem maquiadas e de cabelos escovados. Porém, segundo reportagem do G1, a mensagem gerou indignação em mulheres da família de um aluno, que têm cabelo crespo.
Em desabafo, a mãe do estudante fez uma publicação nas redes socias. Logo, vários internautas também se revoltaram com caso e questionaram o motivo pelo qual a escola emitia algum padrão de beleza. A mãe de uma das crianças, que também tem cabelo crespo, relatou que teve uma conversa com o filho em relação aos padrões de beleza, e em como não precisa ter determinadas características físicas para se sentir belo e satisfeito consigo mesmo.
“Expliquei para ele o que é um cabelo escovado, liso. Eu não gosto de fazer isso com meu cabelo, me acho bonita dessa forma, o cabelo dele também é assim e também é bonito. Expliquei que as pessoas têm que respeitar as diferenças e a gente tem que se impor”, contou a mãe ao G1.
Além disso, a mãe conta que quando visualizou o convite se sentiu muito incomodada. Mas esclarece que sempre foi bem recebida na escola sem estar com os “cabelos escovados”. Ela ainda acrescenta que é extremamente importante trazer pautas sobre as diversas culturas na sociedade, bem como respeitar a diferença entre as mulheres. No mais, falou que ouviu de outras mães as queixas sobre o bilhete em questão, que também se incomodaram com o fato do pedido do uso de maquiagem. Visto que, muitas mulheres se sentem bem sem e preferem não fazer o uso dos cosméticos.
“Me senti desrespeitada quando recebi esse pedido de me encaixar em um padrão, um formato de mãe (…) É importante rever as palavras que naturalizam o que nunca foi natural. É pertinente falar. Se a gente vai deixando passar essa reflexão não acontece”, complementou.
Uma tia do aluno finalizou: “Podiam ter pulado essa parte. Tem mulheres que não alisam o cabelo ou não usam maquiagem e se sentem lindas. (…) Como a gente não tem muitos exemplos [de pessoas assumindo os cabelos crespos e se sentindo bem com eles], a gente se sente fora e tem esse trabalho de se descontruir e mostrar para as pessoas que temos esse lugar (…) Na escola a gente imagina que vai ser construída uma nova cultura, mas ver que vem se repetindo o que a gente tenta tanto mudar, me assusta”.
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Neymar exibe filhos, Davi Lucca e Mavie, juntos: "Meus lindos"
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Gisele Bündchen prova que beleza é de família ao mostrar fotos do filho em aniversário
Bebês
Mãe diz que pessoas param o filho na rua para ver seu cabelo: ‘’Ele parece os Beatles’’
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil