Escritora Lya Luft morre aos 83 anos: entre suas obras, haviam livros infantis

A cerimônia de despedida deve ser restrita à família

Resumo da Notícia

  • Nesta quinta-feira, 30 de dezembro, a escritora Lya Luft morreu aos 83 anos em sua casa, em Porto Alegre
  • Além de grandes trabalhos, ela também foi autora de três livros infantis
  • A cerimônia de despedida deve ser restrita à família.

Nesta quinta-feira, 30 de dezembro, a escritora Lya Luft morreu aos 83 anos em sua casa, em Porto Alegre. Além de grandes trabalhos, ela também foi autora de três livros infantis. A cerimônia de despedida deve ser restrita à família.

-Publicidade-

Suzana filha de Lya, conta que a mãe lutava há 7 meses contra um melanoma, câncer descoberto já com metástase. Ficou internada, mas pediu para ir para casa antes do Natal. Ainda de acordo com a filha, Lya morreu enquanto dormia.

Morre Lya Luft
Morre Lya Luft (Foto: Reprodução/ Instagram)

Com Celso Pedro Luft, teve três filhos: Suzana, em 1965; André, em 1966; e Eduardo, em 1969. O casamento de Lya com Celso durou até 1985. Até o fim de sua vida, foi companheira de Vicente de Britto Pereira, seu terceiro marido. Em 2017, perdeu o filho, André, que sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto surfava, em Florianópolis.

A Academia Riograndense de Letras se manifestou sobre o falecimento da escritora. “Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias”, informou o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

Morre Lya Luft, autora de três livros infantis
Morre Lya Luft, autora de três livros infantis (Foto: Reprodução/ Divulgação )

O governador do RS, Eduardo Leite, manifestou pesar pelo falecimento. “O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos”, postou.