Publicado em 16/03/2022, às 14h13 - Atualizado às 14h35 por Redação Pais&Filhos
Não está fácil de aceitar o fato de que a gasolina chega a R$ 7,80 em alguns postos de gasolinas pelo Brasil. Para encontrar uma saída para essa problema financeiro, algumas famílias começaram a reproduzir a uma receita de “gasolina caseira”, que foi extremamente compartilhada nas redes sociais. O vídeo do passo a passo foi divulgado no Facebook em 13 de março, e atualmente tem mais de 1,1 milhão de visualizações.
O vídeo em questão legendas como: “faça gasolina em casa” e “os postos de gasolina não quere que você saiba disso”. Embora a publicação desperte a curiosidade do público inserido nas redes sociais, ela provoca um perigo eminente à todas as famílias que desejam reproduzir a receita do “combustível caseiro”.
O Renato Romio, chefe da Divisão de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, disse em entrevista ao G1, os perigos que as famílias correm ao tentarem reproduzir as recomendações do vídeo-viral. Sobretudo, acentua os danos que tal receita pode provocar aos veículos.
“O óleo de soja, misturado com a gasolina, vai formar uma goma dentro do tanque que vai entupir tudo. Vai formar uma gosma ali dentro que o carro vai pifar, vai entupir filtro. O óleo não vai ser dissolvido ali no meio pela gasolina que vai passar, então ele vai acabar acumulando e não vai demorar muito para o carro parar de funcionar. Não se deve fazer isso”, disse o Renato
Em complemento, o profissional alertou sobre as consequências financeiras que o condutor terá que arcar após inserir “gasolina caseira” nos veículos: “Vai estragar o motor e vai estragar bem rapidamente e vai dar problema. Vai ter que trocar bicos injetores, não vai dar para limpar isso depois que esse óleo de cozinha entrar dentro do motor. Vai ter que trocar bico injetor, filtro, bomba de combustível, vai dar problema. Não está certo isso que foi feito, não. É um absurdo o que foi feito”.
Embora muitas famílias tenham se desesperado com o aumento dos preços da gasolina, fazer “combustível caseiro” não é solução em hipótese nenhuma. Visto que, de acordo com o Renato, quando o óleo de cozinha entre em contado com a gasolina, pode causar reações químicas que, imediatamente, provocarão fogo. “Olhei o vídeo do rapaz misturando gasolina com óleo de cozinha usado, provavelmente óleo de soja. Ele fritou umas batatinhas e misturou com a gasolina. A mistura vai pegar fogo e o óleo também vai pegar fogo no meio da mistura, mas o fato da mistura pegar fogo não quer dizer nada. Se você pegar água e misturar com gasolina, a mistura vai pegar fogo também enquanto ela estiver misturada.”, encerrou.
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Família
Suposta filha de Leonardo explica por que desistiu de fazer teste de DNA