Especialistas alertam que o coronavírus pode sobreviver na sola dos sapatos por até 5 dias

Os médicos explicaram por que você deve tomar cuidado com a contaminação através dos sapatos! Saiba como manter a casa limpa para evitar doenças respiratórias

Resumo da Notícia

  • Estudo mostra que o novo coronavírus pode permanecer durante 5 dias na sola de um sapato
  • Os sapatos devem ser higienizados para evitar a contaminação
  • Fazer a limpeza frequente e correta da casa é fundamental para garantir o seu bem-estar e de sua família
  • Saiba como fazer essa limpeza o e conheça um superajudante: o aspirador de pó com filtro de água Vivenso
É mais provável que os sapatos carreguem o novo coronavírus se tiverem sido usados ​​em áreas movimentadas, como supermercados ou em transporte público (Foto: iStock)

Uma matéria publicada pelo Daily Mail mostrou que especialistas em doenças infecciosas, como o novo coronavírus, alertaram que o vírus pode viver nas solas do sapatos por até cinco dias. Desta forma é muito fácil ‘transportar’ o vírus de lugares mais movimentados, como por exemplo os supermercados, aeroportos e transportes públicos para dentro da sua casa.

As solas são geralmente produzidas com materiais sintéticos e duráveis, como a borracha, couro revestidos com plásticos, o que significa que não permitem a passagem de ar, líquido ou umidade. A parte superior de um sapato, como os cadarços, pode se tornar um terreno fértil para bactérias, fungos e vírus e gotículas respiratórias, que são transportadas no ar. Uma pessoa infectada com coronavírus pode repassar o vírus para qualquer lugar.

Georgine Nanos, médica infectologista de San Diego, disse em entrevista ao Huffington Post Australia que a probabilidade de calçados transportarem o vírus aumenta quando ele é usado em áreas movimentadas, como escritórios, shopping centers, trens, ônibus e aeroportos.

Mary E. Schmidt, consultora de saúde do Missouri, concordou e acrescentou que o vírus pode sobreviver por até cinco dias ou mais em superfícies sintéticas. Outra especialista em saúde pública de Kansas City, Carole Winner, também defendeu a teoria dizendo que sapatos feitos com plástico também podem manter o coronavírus ativo por alguns dias.

As pessoas que não estão trabalhando em casa e continuam a se deslocando, como por exemplo profissionais de saúde, são aconselhadas a usar um par de sapatos fora de casa e retirá-los antes de entrar em casa. Sapatos feitos de lona, ​​tecidos macios ou couro falso, devem ser limpos na máquina de lavar, já sapatos de couro ou botas para trabalho devem ser limpos à mão com desinfetantes. Ainda assim, é importante limpar os ambientes da casa para evitar a contaminação e proteger a sua família.

Limpeza de verdade

Com a família toda em casa de quarentena, é essencial ter um cuidado redobrado com a higiene dos ambientes. Ainda mais com a chegada do outono e o inverno. Nessa época, as doenças respiratórias chegam com mais força e é preciso manter a casa e o ar sempre livre de impurezas, bactérias, ácaros e fungos para proteger a sua família.

O Vivenso usa apenas água como filtro para manter a sua casa livre de impurezas e o ar mais limpo possível (Foto: Divulgação)

Para te ajudar nessa missão, o Magazine Stroebel, loja com 92 anos de tradição no mercado, oferece o aspirador de pó com filtro de água Vivenso, que vai muito além da técnica de apenas tirar a sujeira. Com tecnologia alemã, o Vivenso usa apenas água como filtro para manter a sua casa livre de impurezas e o ar mais limpo possível, retendo tudo o que é aspirado na água e não devolvendo o ar sujo para o ambiente. Para saber mais informações clique aqui!

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!