Publicado em 12/04/2022, às 07h51 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estrias são atrofias que acontecem no sistema tegumentar após o rompimento das fibras colágenas e elásticas, que são responsáveis por dar firmeza à pele. Isso gera cicatrizes, que podem ser desde pequenas e discretas até grossas e maiores. Elas podem ser roxas e avermelhadas, quando são mais recentes, ou brancas/esbranquiçadas, o que caracteriza que as lesões já estão cicatrizadas na pele.
As estrias podem surgir por diversas causas. Ganho de peso ou o rápido desenvolvimento de uma área do corpo, como durante a puberdade ou gravidez, são possíveis motivos para o surgimento das lesões na pele, bem como ganho de peso, de massa muscular ou emagrecimento repentino. Outro fator que influencia as estrias é a predisposição genética que aquela pessoa possui.
Luciana de Paula Samorano, dermatologista no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e consultora médica da Libbs, dá algumas dicas de como tentar prevenir e evitar o aparecimento de estrias no corpo:
Quando o assunto é tratamento para estrias, a dermatologista explica que essas lesões geralmente são difíceis de cuidar e, por isso, é necessário realizar vários tipo de abordagens para conseguir bons resultados e melhorar a aparência da pele – por causa disso, o trabalho de prevenção faz toda a diferença e é superimportante para manter essas marcas longe do corpo. “Quanto às opções de tratamento, cremes à base de tretinoína e uso de laser fracionado não ablativos têm demonstrado os melhores resultados terapêuticos. Outras modalidades de tratamento podem ser utilizadas, como luz intensa pulsada, radiofrequência, laser de corante pulsado, peelings químicos e microagulhamento”, explica
Sim! Isso acontece principalmente porque há um crescimento significativo da barriga durante a gravidez – conforme a pele se estica para se adaptar ao novo formato do corpo da mulher, podem aparecer as tão temidas estrias roxas, avermelhadas e, posteriormente, as esbranquiçadas na região. Aliás, isso acontecer é mais do que normal: as estrias atingem até 90% das grávidas, principalmente perto da 25ª semana de gestação, quando o útero chega a quadruplicar de tamanho.
“Como a estria aparece após um estiramento abrupto da pele, a dica é manter uma alimentação saudável e não engordar muito durante a gravidez”, explica a dermatologista Flávia Addor, mãe de Maurício e Maria Fernanda. Isso não significa que existam alimentos milagrosos que impeçam as estrias de aparecerem. “Não há evidências científicas de que alimentos auxiliam na prevenção de estrias. Porém cuidados com a alimentação são fundamentais no sentido de prevenir ganho ou perda de peso de forma rápida e repentina”, esclarece a Dra. Luciana.
Além da alimentação equilibrada, outro fator importante que ajuda na prevenção de estrias quando falamos sobre ganho de peso cuidadoso durante a gravidez (o ideal é engordar de 9 a 12 quilos) são os exercícios físicos também são superimportantes. Mas, calma: antes de começar, é necessário conversar com o seu médico. Nem toda gestante pode praticar exercícios. É preciso a liberação do obstetra para que haja certeza de que a gestante está apta e que isso não vai fazer mal para ela e para o bebê. Caso o profissional recomende, veja no que você precisa prestar atenção antes de começar. Sinal verde para mexer o esqueleto? Vem ver quais os melhores exercícios e os benefícios deles para a grávida.
É o combo de ouro para a prevenção de estrias: alimentação equilibrada com muita água ao longo do dia, atividade física (quando possível, ok?) e hidratação da pele. De acordo com especialistas, o uso de cremes específicos para esse tipo de lesão desde o começo da gravidez traz vários benefícios para a pele. “Os estudos com produtos de aplicação tópica mostram que isso pode melhorar as propriedades físicas e se relacionam à elasticidade da pele. Dessa forma, a mulher vai ter uma facilidade maior de estirar a pele e reduzir o aparecimento dessas estrias”, aconselha Flávia. Mas é importante escolher o produto com cuidado e ficar de olho no rótulo: evite loções com alta concentração de ureia (acima de 3%), que podem afetar o desenvolvimento do bebê no útero.
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Neymar exibe filhos, Davi Lucca e Mavie, juntos: "Meus lindos"
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Gisele Bündchen prova que beleza é de família ao mostrar fotos do filho em aniversário
Bebês
Mãe diz que pessoas param o filho na rua para ver seu cabelo: ‘’Ele parece os Beatles’’
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil