Estudantes criam van que percorre mais de 700km por energia solar

O veículo é a primeira motorhome movido a energia solar do mundo

Resumo da Notícia

  • Grupo de estudantes holandeses criaram uma van movida a energia solar
  • Ela pode alcançar até 730km por 24h em 120km/h
  • O veículo cabe até duas pessoas

Um grupo de universitários da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, da Holanda, criaram uma van capaz de rodar até 730km através de energia solar, por 24h seguidas em 120km/h. Ela é a primeira motorhome movido a energia solar do mundo.

-Publicidade-

O teto do veículo possui painéis solares e asas que possui acesso a outros painéis. Eles alcançaram cerca de 17,5 metros quadrados de cobertura que geram energia para viver e dirigir.

Estudantes criam van movida à energia solar
Estudantes criam van movida à energia solar (Foto: Reprodução / Razões Para Acreditar)

O projeto tem o objetivo de demonstrar que veículos movidos a energia solar são extremamente eficazes, tanto para a funcionalidade, quanto ao meio ambiente. Independente da distância percorrida.

O veículo foi projetado apenas para duas pessoas, incluindo espaços de cozinha com geladeira, sala de estar, cama, chuveiro e banheiro. “Stella Vita é uma casa sobre rodas autossustentável”, afirmaram a equipe de estudantes.

“Através de painéis solares no teto, é independente de estações de carregamento”. Além disso, ele possui um carregador de energia elétrica caso haja alguma emergência. “O veículo gera energia solar suficiente para dirigir, tomar banho, assistir TV, carregar seu laptop e fazer café”, concluíram.

Os motoristas e passageiros que pilotarem a van, poderão saber a quantidade de energia usada e quanto ainda falta. O veículo possui uma bateria de 60 quilowatts-hora, tornando possível viajar 600 quilômetros durante a noite.

“Em um dia nublado, o veículo ainda pode produzir 60-70% da energia tipicamente gerada em um dia ensolarado”, afirmou o coordenador da equipe, Dr. Carlo van der Weijer, ao jornal The Guardian. “E mesmo que não haja nenhum sol, você ainda tem um carro elétrico normal e eficiente que pode ser carregado a partir de uma estação de carregamento”, concluiu.