Publicado em 29/06/2021, às 06h57 - Atualizado em 30/06/2021, às 07h27 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro
Um grupo de estudantes da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto teve uma ideia genial para ajudar as mulheres em situação de rua. Isso porque, como alunos de medicina da universidade, eles organizaram doações de absorventes e outros produtos de higiene capazes de conter a pobreza menstrual dessas pessoas. Incrível!
O Projeto Pontes, além das doações, também se responsabiliza por divulgar informações que nunca puderam chegar nessas mulheres. Em entrevista ao Portal Razões Para Acreditar, a professora e responsável pela iniciativa, Regina Célia Fiorati, comentou que “A menstruaçãovivida na rua é extremamente problemática e coloca a mulher ainda mais em vulnerabilidade”.
Além disso, também declarou que os serviços de atenção primária à saúde oferecidos pelo projeto são muito importantes na preservação da vida das moradoras de rua. “Assim elas teriam informações mais detalhadas sobre sua própria saúde íntima e sexual e também sobre cuidados ginecológicosperiódicos e necessários”, conta ainda Regina, sobre a atuação dos alunos nas ruas.
A ideia do projeto veio da precariedade da saúde íntima de mulheres que vivem nas ruas – não só pela falta de produtos, mas também pela falta de locais adequados para tratar da higiene pessoal. “As mulheres sofrem muito mais essa falta de acesso e também de locais em que a privacidade esteja presente”, falou. E ainda completa, sobre a importância de uma equipe de futuros médicos a frente desse trabalho.
“É nesse nível de atenção que elas poderiam ser orientadas sobre saúde íntima e sexual, mas, no entanto, os serviços da atenção primária à saúde oferecem pouco acesso às populações em situação de rua em geral”, declarou. O projeto já pôde ajudar mais de 700 mil habitantes em Ribeirão Preto – local que também abriga o campus dos estudantes de medicina.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família