Família

Estudo aponta que os pais gostam mais do primeiro filho

74% das mães e 70% dos pais confessaram ter preferência por uma das crianças

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: Getty Images)

O resultado mostrou que os mais velhos se sentem favorecidos (Foto: Getty Images)

Para você que tem mais de um filho temos uma novidade: estudo publicado no Journal of Family Psychology defende que os pais têm preferência pelo primogênito.

Durante a pesquisa, os autores questionaram os irmãos com menos de 4 anos se eles se sentiam menos favorecidos do que o outro filho e perguntaram para os pais se havia uma preferência por uma das crianças. 74% das mães e 70% dos pais confessam preferir um dos seus filhos.

O resultado mostrou que os mais velhos se sentem favorecidos e os mais novos tinham baixa autoestima. O motivo possível para a preferência, apontado pelos pesquisadores, é que o filho mais velho consegue atingir primeiro as etapas importantes da vida e expectativas geradas pelos pais – por isso sentem mais confiança.

(Foto: Getty Images)

A líder da pesquisa confessou que achava que o resultado seria diferente (Foto: Getty Images)

A pesquisa conversou com 384 famílias para chegar a essa conclusão. A líder do estudo, Katherine Conger, confessou ter pensado completamente o inverso no início da pesquisa. Ela tinha certeza que o caçula era a preferência dos pais, mas se surpreendeu com o resultado.

Leia também:

Criança herda inteligência da mãe, diz estudo 

Pais atraentes normalmente têm filhas e não filhos, mostra estudo

Estudo comprova que o segundo filho é o mais arteiro de todos