#EuMeCuido: redes sociais se juntam em campanha de prevenção contra covid-19 no Brasil

Por meio de um movimento online, o Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter e YouTube lançaram juntos a campanha #EuMeCuido, que tem o objetivo de transmitir informações importantes sobre o combate do coronavírus no país

Resumo da Notícia

  • A campanha #EuMeCuido é uma parceria entre o Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter e YouTube
  • O movimento tem como objetivo transmitir informações importantes sobre o combate contra a covid-19 no Brasil
  • De maneira voluntária, criadores de conteúdo e figuras públicas estão conscientizando milhões de pessoas sobre a importância de cuidar do outro e de si próprio

Na última quinta-feira, 20 de maio, o Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter e YouTube lançaram juntos o movimento #EuMeCuido, exclusivo no Brasil, para reforçar a importância das medidas de prevenção contra o coronavírus. Na iniciativa, que tem participação voluntária de criadores de conteúdo e figuras públicas, serão compartilhadas experiências pessoais sobre o cuidado com o próximo e consigo mesmo.

-Publicidade-

A partir do movimento, a hashtag #EuMeCuido será utilizada em cada uma das plataformas para transmitir um conteúdo de influência positiva e conscientizar sobre as medidas preventivas durante a pandemia. Nos stories do Instagram, por exemplo, já é possível encontrar o sticker “Eu Me Cuido”, no Facebook uma moldura de perfil e no TikTok um filtro muito especial convidando milhões de usuários a fazerem parte dessa iniciativa.

O Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter e YouTube se uniram para lançar o movimento #EuMeCuido contra o novo coronavírus (Foto: Shutterstock)

Redes sociais e covid-19

Para Beatriz Bottesi, Head de Marketing do Facebook no Brasil, o objetivo do movimento é trazer um impacto positivo na vida das pessoas. “Conectá-las a informações sobre a necessidade de continuar a se cuidar é extremamente importante para nós. Fazer isso ao lado da indústria de tecnologia no Brasil e também de grandes nomes que inspiram e dialogam diretamente com a comunidade dentro das plataformas nos dá a dimensão da importância da mobilização em torno dos cuidados contra a covid-19”.

Até o momento, depois de mais de um ano do início da pandemia, o coronavírus tirou a vida de mais de 430 mil brasileiros. Além disso, a covid-19 também deixou alertas sobre o cuidado com o aspecto físico e mental relacionados à saúde. “Nesse momento tão complexo para a população mundial e especialmente para o Brasil, a Twitch reforça a importância da união e da conscientização entre as pessoas. Para a Twitch, a informação e o autocuidado podem salvar vidas e uma comunidade jovem tão relevante e engajada quanto a nossa pode e deve contribuir para que essa mensagem seja distribuída e compartilhada com o maior número de pessoas”, comenta Philip Chaves, Head de Ad Sales da Twitch no Brasil.

Apesar de separados, as redes sociais vieram para unir (e muito!) a distância que a pandemia trouxe. Por isso, trazer influências positivas a partir da #EuMeCuido reforça o relacionamento e conversas importantes sobre o período em que estamos vivendo. Para Ticá Almeida, head de Comunicação do Twitter Brasil, a plataforma tem sido uma experiência para acompanhar temas fundamentais. “Desde notícias sobre a disseminação da doença até perspectivas de vacinação, orientações de prevenção, formas de apoio a comunidades mais vulneráveis e desabafos sobre os desafios individuais e coletivos neste momento de tantas restrições. Esse esforço conjunto com outras plataformas permite que ainda mais vozes participem da conversa trazendo seu ponto de vista e sua experiência, enriquecendo o debate e estimulando que mais pessoas compartilhem como e por que estão se cuidando”.

O TikTok, uma das plataformas que ganhou grande visibilidade na pandemia, pôde ajudar a transmitir a importância da união e de espalhar mensagens positivas a partir de seus conteúdos. “Ao longo dos últimos meses, vimos as pessoas se unirem em um forte espírito de comunidade e conexão através de vídeos criativos e inspiradores em nossa plataforma, compartilhando as experiências mais diversas, que ajudaram as pessoas a se manterem seguras. Queremos usar o poder que a nossa comunidade tem de unir as pessoas e espalhar mensagens em prol de um bem maior. Por isso, agora é a nossa vez de abraçar esse espírito, nos unindo a indústria de tecnologia e criadores para lembrar sobre a importância de todos termos cuidado para impedir o avanço da Covid-19 no Brasil”, reforça Kim Farrell, Head de Marketing do TikTok na América Latina.

A partir de uma influência positiva, é possível conscientizar grande parte da população sobre a covid-19 através das redes sociais (Foto: Shutterstock)

Mais do que nunca, trouxemos hábitos simples do dia a dia, como o de lavar as mãos, para uma mobilização geral de orientações que auxiliam no combate da covid-19. Patrícia Muratori, diretora de parcerias do YouTube Brasil, explicou que a plataforma foi além do entretenimento, trazendo informações importantes para inspirar uma população inteira. “Logo no início da pandemia, os criadores do YouTube se juntaram para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de lavar as mãos da forma correta. Desde então, somos inspirados diariamente por nossa comunidade que encontra formas de educar, divertir e acolher. Shows ao vivo, formas de prevenção, informação relevante, reforço ao aprendizado… Os exemplos são inúmeros. O desafio ainda continua e, agora, somamos esforços com Facebook, Instagram, Twitch, TikTok e Twitter para que os criadores de conteúdo possam mobilizar e inspirar toda a população. Lembrando que o cuidado é essencial para impedir o avanço da covid-19 e salvar vidas”. No YouTube Kids, as famílias também podem encontrar uma programação completa para as crianças, para ver clique aqui!

Participe também do movimento #EuMeCuido!

A gente sabe que a pandemia da covid-19 não tem sido nada fácil. Mas, é preciso ajudar uns aos outros mantendo o isolamento social, utilizando máscaras, lavando as mãos corretamente e, claro, ficando em casa sempre que possível! Além de todas as medidas de prevenção, você também pode trazer uma experiência positiva na internet e fazer parte do movimento #EuMeCuido nas redes sociais!

Através da hashtag, você irá encontrar muitos conteúdos, vídeos e fotos mostrando a importância da união em um momento tão delicado como esse. Para entrar no movimento, utilize a #EuMeCuido para abraçar virtualmente os cuidados fundamentais e transmitir (ao máximo!) informações relevantes que são fundamentais para o combate à pandemia.