Expectativa de vida deve cair até 2 anos no Brasil devido à pandemia

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) preveem a primeira queda desde 1940

Resumo da Notícia

  • Pela primeira vez desde 1940, o IBGE prevê queda na expectativa de vida do brasileiro
  • O motivo é a pandemia do novo coronavírus
  • A vacinação em 2021 irá influenciar o impacto dessa queda

Pela primeira vez desde 1940, estima-se que a expectativa de vida dos brasileiros sofra uma queda. O motivo: a pandemia do novo coronavírus. Em decorrência das 190 mil mortes por conta da doença, é esperado que essa expectativa reduza em até dois anos.

-Publicidade-
É a primeira vez que a expectativa de vida cai desde 1940 (Foto: Getty Images)

As informações foram retiradas a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Especialistas da FGV e do IPEA avaliam que os brasileiros vão perder pelo menos um ano de expectativa de vida, podendo se transformar em dois.

Dessa forma, a tendência que já vem sendo apresentada há alguns anos de crescimento nessa taxa irá se romper. Contudo, alguns fatores também vão influenciar no impacto dessa queda, como a própria vacinação da população em 2021.

-Publicidade-
A queda pode ser de até 2 anos (Foto: Getty Images)

Caso essa imunização não ocorra, essa diminuição da expectativa de vida poderá continuar no próximo ano. Em 1940, a expectativa de vida no Brasil ao nascer era de 45,5 anos. Já em 2000, 69,8. Mesmo com aumentos não tão significativos nos últimos anos, nunca havia sido registrada uma queda. Os últimos números do IBGE, divulgados em novembro, indicavam uma expectativa de vida de 76,6.

-Publicidade-