Fake News: informação de que temperaturas altas são capazes de matar novo coronavírus é falsa!

A mensagem está sendo amplamente compartilhada nas redes sociais, trazendo um conteúdo falso, aponta infectologista

Resumo da Notícia

  • Informação de que temperaturas altas são capazes de matar novo coronavírus é falsa!
  • Infectologista explica por que ela não é verídica
  • Veja a mensagem

A informação que tem circulado pelas redes sociais de que o novo coronavírus não sobrevive a temperaturas superiores a 36° é falsa. “Não há comprovação científica sobre qual é a temperatura suportada pelo vírus”, apontou o infectologista Estevão Urbano, integrante do Comitê de Enfrentamento à Epidemia de Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte, em entrevista ao jornal Hoje em Dia.

-Publicidade-
Fake News: informação de que temperaturas altas são capazes de matar novo coronavírus é falsa! (Foto: Getty Images)

O infectologista explicou, ainda, que os  surtos de Covid-19 que foram registrados em várias cidades brasileiras com altas temperaturas ao longo do ano são a mostra que o novo coronavírus pode sim ser transmitido facilmente durante o calor intenso. Um bom exemplo é a cidade de Manaus, que  passou a viver um novo crescimento de registros de infectados em setembro, quando foram registradas temperaturas recordes de 37°C na cidade.

Além disso, em Cuiabá, capital brasileira famosa pelas altas temperaturas, já foram registrados mais de 24,8 mil casos de Covid-19 e 951 mortes. Esses registros podem provar, segundo o médico, que a transmissão acontece em altas temperaturas.

-Publicidade-

Justamente por isso, as recomendações sanitárias devem continuar sendo seguidas, como o uso de máscaras, o distanciamento social e  higienização frequente das mãos.

Veja a mensagem que tem circulado abaixo:

A mensagem que tem circulado nas redes sociais é falsa (Foto: reprodução Hoje em DIa)

-Publicidade-