Publicado em 12/05/2022, às 13h16 por Redação Pais&Filhos
Uma família passou por um cenário de desespero, e livramento ao mesmo tempo, quando encontrou um escorpião subindo pelo fraldário do hipermercado Carrefour, em São José dos Campos. O pai foi quem filmou a cena e a mãe publicou nas redes sociais manifestando as reclamações sobre o estabelecimento.
Na postagem, a mãe cobrava mais rigor na limpeza porque várias crianças vão até o local todos os dias e, consequentemente, correm risco de serem picadas. Leonardo Magalhães, pai do bebê de um ano e seis meses, contou ao portal do G1 que ele e a esposa foram até o banheiro do hipermercado Carrefour para trocar a fralda do filho e que demoraram a notar o escorpião em um canto.
“Minha mulher não viu que o escorpião estava lá porque nosso filho não gosta de trocar a fralda e estava muito agitado na hora. Quando eu vi o escorpião, na hora peguei o celular e gravei o vídeo”, contou o pai. Segundo a família, quando viram o animal subindo pelo trocador, os pais retiraram a criança do fraldário e chamaram o segurança, que tirou o escorpião com um graveto até a parte de fora do mercado.
Em nota, o hipermercado Carrefour informou que a rede lamentou pelo transtorno e que entrou em contato com a família da criança. A rede ainda completou dizendo que segue rigorosos processos de limpeza e higiene e que a loja irá passar por uma nova dedetização.
Você sabe como proceder se alguém da sua família (ou você mesmo) for picado por um escorpião? Veja as orientações da integrante da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Vivian Ailt Cardoso:
1- Lave o local da picada com água e sabão, depois faça uma compressa com água morna, em seguida, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo de sua residência;
2- Se possível, capture o animal para posterior identificação;
3- Não impeça a circulação sanguínea, corte ou perfure ao redor da lesão;
4- Não coloque folhas ou pó de café no local do ferimento.
Quando a pessoa picada chega ao centro de saúde, recebe apenas um medicamento para aliviar sua dor, pois o organismo consegue se livrar da toxina do escorpião naturalmente, segundo Giuseppe. A picada só leva à morte se a pessoa tiver uma reação grave, causada por uma predisposição do corpo, como um problema no pulmão, por exemplo. Além disso, de acordo com o biólogo, idosos e crianças são considerados o maior grupo de risco.
Por isso, cada caso é analisado no serviço de saúde. Se a pessoa tiver reação, recebe um soro antiescorpiônico, que neutraliza as toxinas do veneno circulante no corpo.
Esse soro está disponível na rede pública de saúde. Em São Paulo, caso não exista no centro de saúde mais próximo, a pessoa picada é encaminhada ao Hospital Vital Brazil, localizado dentro do Instituto Butantan, na Avenida Vital Brasil, zona oeste de São Paulo.
Segundo Giuseppe, a espécie mais perigosa nas grandes cidades é o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e que a melhor maneira de evitar a visita desses aracnídeos é manter os lugares limpos e livres de entulhos. No quintal de casa, evite o acúmulo de telhas ou de tijolos, por exemplo. “Se perto da casa tiver algum terreno baldio, peça para que a prefeitura providencie a limpeza do local”, orienta o biólogo.
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Juliano e Letícia Cazarré são alvos de críticas após o anúncio da gravidez e ator rebate: “Declínio moral”
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Família
Aline Wirley expõe dificuldades da adaptação do filho com irmãos adotivos: "Desafiador"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade