Fátima Bernardes relembra nascimento prematuro dos filhos: “Usavam roupa de boneca”

A apresentadora deu mais detalhes do momento por conta do Novembro Roxo e falou sobre o tempo que ficaram na UTI

Resumo da Notícia

  • Fátima Bernardes relembrou o nascimento dos filhos no programa Encontro
  • A apresentadora disse que nasceram prematuros e precisaram ficar na UTI
  • Novembro Roxo é dedicado a essa causa

Novembro é o mês de conscientização dos nascimentos de bebês prematuros. Por isso, Fátima Bernardes aproveitou o programa que apresenta na Globo, Encontro, para relembrar o nascimento dos filhos trigêmeos.

-Publicidade-
Fátima contou que as roupas de recém-nascido ficavam grandes (Foto: Reprodução / Instagram @fatimabernardes)

Beatriz, Laura e Vinícius, atualmente com 23 anos, nasceram em outubro de 1997. A apresentadora deu à luz antes dos 9 meses (algo que é considerado comum na gravidez de múltiplos) e falou sobre o momento.

“A menorzinha nasceu com algo assustador de pequeno”. Por virem ao mundo prematuros, todos precisaram ficar internados na UTI durante um tempo. Laura e Vinícius ficaram 23 dias e Beatriz 25.

-Publicidade-

Fátima até brincou que precisou vestir os filhos com roupas de boneca por conta do tamanho: “Essa roupa aí é de prematuro e ela era imensa. Primeiro fica sem roupinha na UTI. Mas quando consegue botar a primeira, era roupa de boneca. Porque nada dava. É muito impressionante”.

COMEÇOU A BLACK FRIDAY!

A Black Friday da Amazon chegou! Para conferir os produtos com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUIAproveite também o cupom OUTLET30 e ganhe 30% off em itens selecionados clicando AQUI. Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

Hoje, os filhos estão com 23 anos de idade (Foto: reprodução/Instagram)

Fátima também falou sobre a dificuldade de deixá-los no hospital: “Não tem nada pior que ter alta e não ir embora com as crianças para casa. Você chega com uma barriga, três filhos nascem e vai embora sem ninguém. Foram 25 dias indo ali e convivendo com a angústia do que é uma UTI neonatal”.

O contato nesse período também era restrito dos filhos com os pais. “No início fica dentro da encubadora. Aí fazia a higiene de mãos e, às vezes, podia dar o dedo. Para pegar, ainda dentro da UTI, era tanto pano. É uma coisa muito pequenininha, então, embala muito”, completou.

Novembro Roxo

São poucas as mães que pensam na possibilidade de o seu filho nascer prematuro. Mas esta é uma realidade não tão distante no Brasil. Prematuro é todo o bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 300 mil bebês nascem de forma prematura todos os anos no Brasil. Isso significa mais de 30 partos de prematuros por hora.

De acordo com a ONG Prematuridade.com, o nascimento prematuro é a principal causa de mortalidade infantil até 5 anos de idade em todo o mundo. Já no Brasil, a cada 30 segundos, um bebê morre em consequência do parto antecipado. Só esses números por si já deveriam trazer mais luz e atenção para a temática da prematuridade.

A campanha Novembro Roxo surge justamente com o intuito de mostrar os perigos e cuidados que devemos tomar caso nos tornemos vítimas desse tipo de parto de risco. Os avanços da medicina indiscutivelmente trazem uma maior expectativa de sobrevivência ao prematuro, porém o nascimento de bebês antes da sua completa gestação (seja por causas externas ou não) precisa de mais diálogo e atenção por parte de órgãos públicos, população, imprensa e até mesmo nas redes sociais.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-