Fenômeno raro que vai alinhar 5 planetas e a lua poderá ser visto pelo mundo inteiro!

O raro evento vai reunir Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e a lua. A próxima vez que o evento vai acontecer será apenas em 2040

Resumo da Notícia

  • Fenômeno vai reunir 5 planetas e a lua
  • O evento poderá ser visto pelo mundo todo
  • A última vez que o fenômeno ocorreu foi em 2004

Durante a madrugada desta sexta-feira, 24 de junho, vai ser possível ver 5 planetas (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) em alinhamento com a lua no céu. A observação do raro evento poderá ser feita pelo mundo inteiro.

-Publicidade-

Conforme informações da agência que observa fenômenos atmosféricos, o AccuWeather, os astros estão brilhando o suficiente para serem vistos a olho nu. A lua também estará no alinhamento, ficando entre os planetas Vênus e Marte.

O melhor horário para observar o fenômenos vai ser as 5h40 no horário de Brasília, 30 minutos antes do sol nascer. De acordo com informações dadas pelo portal g1, a agência espacial Nasa, a lua continuará alinhada pelos próximos dois dias.

Fenômeno raro que vai alinhar 5 planetas poderá ser visto pelo mundo inteiro
Fenômeno raro que vai alinhar 5 planetas poderá ser visto pelo mundo inteiro (Foto: Reprodução ESO/L. Calçada)

Entre os planetas, o Mercúrio é o mais difícil de ser observado, mas ele aparecerá no alinhamento. Vênus servirá como “guia” para encontrar o outro astro, ficando próximo do planeta. Já os outros astros terão uma fácil visualização.

O raro alinhamento não acontece desde dezembro de 2004 e para assistir basta apenas olhar para o céu, sem precisar de equipamentos especiais.

Segundo o portal g1, os astrônomos afirmaram que o espetáculo só se repetirá daqui 18 anos, em 2040.