Festa Junina: escolas usam (muita!) criatividade para a data não passar em branco na pandemia

Mês de junho é sinônimo de biribinha, chocolate quente, milho e paçoca! Mas com a pandemia, os colégios tiveram que usar a criatividade para comemorar com as famílias

Resumo da Notícia

  • Mês de junho chegou e com ele é impossível não pensar na festa junina
  • Mas com a pandemia, a comemoração precisou ser diferente nesse ano
  • Veja algumas saídas que as escolas encontraram para comemorar a data
Mesmo com a pandemia, a data não foi esquecida (Foto: Getty Images)

É impossível não associar o mês de junho às festas juninas. O momento de tirar a roupa xadrez do armário, se caracterizar e juntar a família toda para curtir as brincadeiras e quadrilha. Com a pandemia do novo coronavírus e necessidade de isolamento social, a comemoração tradicional não pôde acontecer. Mas não foi motivo para as escolas desanimarem, muitas usaram a criatividade para fazer com que a celebração aconteça de uma outra forma garantindo, principalmente, segurança. 

-Publicidade-

O Colégio Pégasus, por exemplo, optou por um “Drive Thru Junino” e funcionará assim: as famílias passam com o carro na rua da escola e as crianças vão curtir o clima e brincadeiras de dentro do veículo. O convite aos pais foi feito através do aplicativo da escola e decidiram fazer algo simples e sem custo. A festa, que irá acontecer no próximo dia 27 de junho, contará com brindes e atividades temáticas da data. 

“Como na festa junina sempre tem gincana, a nossa ideia é forrar o chão da calçada da escola e colocar os kits com sacolas de alças compridas. Então, a criança com a vara de pesca irá pegar a sacola”, explica Letícia Rocha, dona do colégio, filha de Escholastyka e José. Tudo será feito prezando pela higiene, desde os preparos dos brindes até o manuseio da vara por parte das crianças, usando luva, álcool gel e mantendo o distanciamento social. As famílias farão tudo de dentro do carro e na rua estarão os educadores da instituição: “Vamos diminuir a saudade das crianças através de uma ação junina”.

-Publicidade-
A festa junina contará com várias atividades e brindes para as crianças (Foto: Shutterstock)

Olha a cobra! 

Para entrar no clima, os professores estarão com roupa caipira e foi separada uma playlist de músicas juninas. “O brinde do berçário são comidas saudáveis que iremos cozinhar um dia antes. Do infantil I para frente, envolve pé de moleque, paçoca, pipoca salgada e doce. Já as prendas são estalinho, pipa, bambolê, adesivos, bolha de sabão, geleca…”, conta. O objetivo, segundo ela, é comemorar de uma forma “sensata e divertida”.

Além da confraternização através do Drive Thru, a escola já está realizando algumas atividades ao longo do mês, com caracterização dos professores, alunos e músicas temáticas durante as aulas. Na sexta-feira (26), que antecede a festa, as crianças do fundamental participarão de um café da mãe com a turma caracterizados, tudo através de ligação de vídeo, claro. “A festa junina é uma das mais tradicionais do Brasil, é muito esperada pelas famílias. Num tempo de pandemia, se torna ainda mais importante. Se temos uma forma de comemorar em segurança, por que não?”, completa. 

Gosto especial

Denise Dias, psicoterapeuta e pedagoga, mãe de Rafael, aprova a ideia. O filho dela estuda no Colégio Pique Aprende, que também se uniu a ideia de festa junina drive thru. A comemoração já aconteceu e a mãe não poupou elogios à iniciativa: “A festa tem um significado cultural muito forte, é uma comemoração familiar muito grande. Eu não esperava tanto, os profissionais foram muito criativos”. O evento aconteceu durante uma hora e contou com atividades típicas, como pescaria, boca do palhaço e acertar argola na garrafa. Elas também envolviam brindes. “Tudo de dentro do carro, passando álcool gel”, reforça. 

O Rafa curtiu bastante e a mãe registrou o momento (Foto: Arquivo Pessoal)

E não parou por aí, a festa contou com comidas típicas servidas na hora, que ela destaca o caldo de carne seca com mandioca, assim como show ao vivo com a professora de música e um convidado. Antes da data, também foi enviado para a casa algumas bandeirinhas para as famílias enfeitarem os carros. “Eu sou empolgada. Fiz maquiagem, fui com uma tiara de flor gigante e colar de flor estilo caipira. Foi sensacional”, opina. 

Denise também se preparou para curtir a festa junina drive thru (Foto: Arquivo Pessoal)

Arraiá nas escolas

Outras escolas também encontraram uma forma de não deixar a folia passar em branco. A rede da SAEA (Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência), formada pelos colégios Agostiniano Mendel, Nossa Senhora de Fátima e São José, também fez questão de comemorar a data através de um drive thru e deram um toque ainda mais especial por estimular a doação de agasalhos, kits de higiene ou alimentos não perecíveis. O Agostiniano Mendel vai organizar o drive thru na porta do colégio. Além da doação, os alunos da Educação Infantil podem escrever uma cartinha para quem for receber o kit, com frases carinhosas, de acordo com a criatividade de cada família.

Os itens arrecadados serão enviados para creches, em situação de vulnerabilidade. “Acolhimento é um dos nossos principais pilares. Por isso, resolvemos manter a nossa festa junina, trazer também um pouco desse convívio com os professores, a escola, mesmo que pelo sorriso de um olhar. Sabemos que faz toda a diferença para as crianças e adolescentes, além de contribuição que fazemos juntos para a sociedade”, justifica Eduardo Flauzino, diretor-geral dos Colégios da SAEA.

Já a Sphere International School, por exemplo, comemorou de forma online. Em nota, enfatizaram a importância da troca, conversa e criação para formação das crianças, por isso resolveram inovar: “A escola uniu três disciplinas para fazer isso acontecer: educação física, onde eles aprendem a coreografia da quadrilha dentro de casa, música, onde eles vão fazer instrumentos para tocar na festa usando utensílios domésticos, e também artes, para fazer as decorações”. Os preparativos estão à todo vapor para a live que acontecerá no dia 26.

-Publicidade-