Família

Filha encontra carta deixada pelo pai falecido dentro de disco dos Beatles após 1 ano de buscas

Bárbara completou 15 anos em março e pôde ler as cartas deixadas pelo pai - Reprodução G1
Reprodução G1

Publicado em 20/03/2022, às 06h03 - Atualizado às 06h51 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


Em 2021, a história de uma família emocionou a internet. Tudo começou com o fim: a morte de Karlo Schneider aos 40 anos após perder a batalha contra a covid-19 em março. Depois disso, Bárbara descobriu que o pai havia escrito cartas para ela quando a mãe, Alcione, ainda estava grávida – mensagens que só seriam abertas quando a menina completasse 15 anos.

Karlo faleceu poucos meses antes do aniversário da menina. As cartas, que estavam escondidas dentro de um LP de John Lennon, havia sido vendido. Começou então uma verdadeira caça ao tesouro para que a família pudesse recuperar as cartas – e, um ano depois, Bárbara finalmente encontrou o que tanto procurava.

De maneira anônima, uma pessoa que estava com um disco que continha uma carta para Bárbara devolveu para a família em dezembro de 2021 após ficar sabendo da “caça ao tesouro” da menina. Mas ela só leu a mensagem do pai em março deste ano, quando completou 15 anos – conforme o desejo de Karlo.

“Eu senti como se ele estivesse lendo a carta para mim, porque é como se a forma que ele escrevesse 15 anos atrás fosse a mesma que ele continuava falando todos esses anos. As perguntas que ele fez na carta foram como se ele estivesse viajando, voltasse para cá e quisesse saber como eu estava”, ela contou em entrevista ao G1.

“Minha mãe comentou antes sobre as cartas, mas eu decidi ler só no dia, como ele queria. E eu resolvi esperar para fazer esse momento, para que acontecesse da forma que era pra acontecer. Da forma que ele tinha planejado”, falou Bárbara.

Bárbara completou 15 anos em março e pôde ler as cartas deixadas pelo pai
Bárbara completou 15 anos em março e pôde ler as cartas deixadas pelo pai (Foto: Reprodução G1)

Relembre o caso

Karlo Schneider, após descobrir que a esposa, Alcione Araújo, estava grávida, decidiu celebrar a chegada da primeira filha em um jantar com amigos há 14 anos. Durante a noite, todos iriam escrever cartas para a bebê, mensagens com conselhos e projeções para o futuro, que só seriam abertas quando a menina completasse 15 anos.

Claro que o pai, fã de Beatles, teria guardado os dentro de discos da banda favorita. No entanto, esses discos fariam parte de uma coleção de aproximadamente 500 álbuns. Meses depois Barbára nasceu, com nome em homenagem à segunda mulher de Ringo Starr. Depois vieram Layla, nome tirado de um dos maiores sucessos de Eric Clapton, e Arthur, por causa do Zico. “Ele era tão fã dos Beatles que, quando a gente se conheceu, a primeira coisa que ele quis saber foi se eu também gostava da banda”, contou Alcione.

As cartas escondidas, no meio tempo, ficaram esquecidas ou esperando o tempo para serem lidas. Com a crise econômica devido a pandemia de covid-19, Karlo perdeu o emprego como gerente geral de um hotel em Mossoró, no Rio Grande do Norte, isso porque sem turistas, o hotel precisou reduzir seu quadro de funcionários. “Meu marido sempre trabalhou. Nunca dependeu de ninguém. Por isso, depois de quase 1 ano desempregado, ele decidiu vender parte de sua coleção de discos”, contou a mãe.

Com isso, Schneider vendeu mais da metade de sua coleção de álbuns! “O sonho dele era recomprar tudo. Ele iria reaver a coleção tão logo a situação econômica melhorasse”, explicou Alcione. No entanto, um pouco antes da filha Bárbara completar 14 anos, Schneider contraiu o vírus da covid-19. “Ele tinha muito medo, se cuidava muito, usava máscara, álcool em gel… Mas também tinha fatores de risco, como pressão alta e obesidade”, disse a mulher.

Karlo deixou cartas para o aniversário de 15 anos da filha dentro de discos dos Beatles
Karlo deixou cartas para o aniversário de 15 anos da filha dentro de discos dos Beatles (Foto: Reprodução/ Estadão)

Infelizmente, o fã de Beatles não resistiu à doença, e entre as homenagens uma coisa ficou pendente: as cartas escritas para a primogênita que completaria 15 anos em 2022. “Minha filha está muito abalada pela perda do pai. Essas cartas seriam um alento, uma lembrança boa para ela”, disse Alcione.

Após revirar a estante de discos do marido, a viúva não encontrou os recados e constatou que a probabilidade maior era de que as cartas estivesses em discos que foram vendidos. “Encontrá-las seria como um presente para a minha filha. Meu marido era tão imprevisível que a mensagem que ele deixou pode ser apenas uma piada ou, talvez, a declaração de amor mais bonita que você pode imaginar”, completou.

Com isso, a procura pelos compradores dos discos de Schneider e, consequentemente, a busca pelas cartas, ganhou o impulso de uma das pessoas que estavam presentes naquele jantar em que o beatlemaníaco teve a ideia de surpreender sua filha 15 anos depois do nascimento dela.

Ulla Saraiva, escritora e podcaster, postou no Twitter a história das cartas perdidas. O post ganhou proporções gigantescas e foi reproduzido em milhares de outras contas – ganhando espaço na mídia local e nacional. “A gente sabe que muitos colecionadores podem ter comprado um lote de discos e sequer terem aberto os encartes. Essa é uma possibilidade, já que se trata de discos raros. Estamos divulgando em fóruns de colecionadores e pela mídia. Nossa esperança é encontrar esses discos com as cartas para Bárbara”, disse Ulla.

“Schneider romantizava a vida. Ele tratava a vida como se fosse um roteiro de filme. Reencontrar essas cartas seria como um último capítulo”, completou a amiga. Muito triste com a morte do pai, a quem Bárbara era tão apegada, a menina tem esperança em reencontrar as cartas que deveriam ser lidas por ela em 2022, quando completasse 15 anos.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi comemora chegada de novo bebê na família: "Já amamos"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais