Filho com deficiência visual constrói bicicleta adaptada para andar com a mãe

Depois de ficar cego, Fernando descobriu um talento para o artesanato e aproveitou para fazer a bicicleta

Resumo da Notícia

  • Fernando, depois de ficar cego, descobriu um talento para o artesanato
  • Foi então que surgiu a ideia de construir a bicicleta adaptada
  • Ele e a mãe constantemente andam juntos na bicicleta

Fernando Soaris nasceu com um problema de visão que, ao longo dos anos, resultou no descolamento de retina. Na época, Fernando foi levado com urgência para um hospital para fazer uma cirurgia de emergência. Porém, o valor do procedimento era alto e o SUS não podia cobrir.

-Publicidade-

Zuleide Soaris, mãe de Fernando, contou a história: “Fernando nasceu com descolamento de retina. Esse problema, em caso de necessidade de operar, se for de urgência, aí tem jeito [de tratar]. Se a cirurgia for feita em até 48 horas ele pode enxergar, após o procedimento, até 2 metros a frente dele. Mas se passar desse prazo, aí não tem mais jeito”.

Filho cego constrói bicicleta adaptada para andar com a mãe
Filho cego constrói bicicleta adaptada para andar com a mãe (Foto: Reprodução/Instagram)

Porém, depois de muita luta e tentativas de fazer o procedimento, Fernando desenvolveu glaucoma e ficou permanentemente cego. A notícia foi um choque para a família, que não sabia lidar com a situação na época. “Eu lembro de ter chegado em casa e disse comigo mesma: ‘Meu Deus, o que eu vou fazer com ele?’”, lembrou Zuleide.

Para não deixar de incentivar o filho, a mãe sempre ficou ao lado dele, dando apoio e incentivando o homem a se adaptar. Foi nisso que Fernando começou a confeccionar objetos de artesanato. “Foi difícil, sim, mas aprendi sozinho”, disse o homem.

Filho cego constrói bicicleta adaptada para andar com a mãe (Foto: Reprodução/Instagram)
Filho cego constrói bicicleta adaptada para andar com a mãe (Foto: Reprodução/Instagram)

Logo depois, Fernando teve a ideia de fazer uma bicicleta dupla, adaptando duas bicicletas normais para andarem juntas. Assim, a mãe de Fernando andaria ao lado do filho, na bicicleta adaptada. Atualmente, a bicicleta é o maior lazer da mãe e do filho, sendo a principal forma de locomoção dos dois.