Fim do Mickey? Disney perderá os direitos sobre o personagem

A partir de 2024, Mickey Mouse não será mais exclusivo da Disney. Os direitos do personagem se tornarão públicos assim que a primeira versão completar 95 anos

Resumo da Notícia

  • A Disney não terá mais os direitos exclusivos do Mickey Mouse
  • A mudança acontecerá após 2024
  • Assim que o personagem completar 95 anos, ele será de domínio público

A partir de 2024, a Disney não terá mais os direitos exclusivos de um de seus mais antigos e queridos personagens, o Mickey Mouse.

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A versão de "Steamboat Willie" do Mickey não será mais exclusiva da Disney após 2024
A versão de “Steamboat Willie” do Mickey não será mais exclusiva da Disney após 2024 (Foto: Reprodução/ YouTube/ Walt Disney Animation Studios)

A legislação de propriedade intelectual dos Estados Unidos prevê direitos exclusivos de personagens ou qualquer outro trabalho artístico por apenas 95 anos depois da criação. Após isso, eles entram em domínio público. Isso significa que a The Walt Disney Company perderá toda a exclusividade do personagem, e que outras empresas e artistas terão permissão para usar o camundongo.

Mickey Mouse fez a primeira aparição no curta-metragem “Steamboat Willie” (em português “O Vapor de Willie”, lançado em 1928, em preto e branco. Esse curta foi o primeiro desenho animado a conseguir sincronizar os movimentos de um personagem com a música e também efeitos sonoros. Além disso, apenas essa versão do Mickey entrará em domínio público, todas as outras versões ainda serão da Disney até completarem 95 anos.

A Disney ainda terá direitos sobre as outras versões do Mickey Mouse até elas completarem 95 anos
A Disney ainda terá direitos sobre as outras versões do Mickey Mouse até elas completarem 95 anos (Foto: Getty Images)

Contudo, segundo o especialista Daniel Mayeda em entrevista ao The Guardian, caso o personagem seja usado de forma que possa ser relacionado de forma direta a Disney ou que até mesmo possa confundir o público, a Disney pode abrir um processo por violação da marca comercial registrada.