Publicado em 25/07/2020, às 07h25 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos
A Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, já está se preparando para produzir a vacina contra o Covid-19 que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Os pesquisadores anunciaram nesta semana que os primeiros testes indicaram que a vacina é segura e funcional, restando então apenas a fase 3 – eficácia comprovada num grande número de pessoas – antes da liberação.
O acordo firmado entre a Fiocruz e a AstraZeneca, a farmacêutica responsável pela fabricação da vacina de Oxford, dá direito ao recebimento de material para produzir 15,2 milhões de doses para o Brasil, já em dezembro. No início de 2021 mais 70 milhões de doses poderão ser fabricadas com uma nova leva de ingredientes farmacêuticos. Assim, a produção inicial deve disponibilizar 100 milhões de aplicações.
“Nós receberemos a vacina congelada, ela vai passar por um processo de descongelamento de 2 a 3 dias. Uma vez que esteja na fase líquida, é transferida para um tanque em aço inox para ser envasada, rotulada e embalada. Eu diria que, provavelmente, é o maior desafio da história (da fábrica) de Bio-Manguinhos. A grande vantagem é ter passado por experiências semelhantes como foi o caso de epidemia de febre amarela, o surto de sarampo e poder usar toda nossa competência para responder mais esse desafio’, explica o vice-diretor de produção Bio-Manguinhos/Fiocruz, Luiz Lima.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Bebês
Mãe de 1,60 metro surpreende ao fazer vídeos de filhas “gigantes” com apenas 7 meses
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil