Fotos mostram superlua no céu durante eclipse total em vários lugares do mundo

O satélite natural também passará por um eclipse lunar total, que será visto no Brasil na manhã da quarta-feira, 26 de maio

Resumo da Notícia

  • O fenômeno conhecido como superlua foi observado nos céus ao redor de todo o globo na noite desta terça-feira, 25 de maio
  • Além do satélite natural parecer maior por causa do posicionamento em relação à Terra, ela também esta passando por um eclipse lunar total
  • O eclipse começou às 6h47, no horário de Brasília

O fenômeno conhecido como superlua foi observado nos céus ao redor de todo o globo na noite desta terça-feira, 25 de maio. Além do satélite natural parecer maior por causa do posicionamento em relação à Terra, ela também esta passando por um eclipse lunar total, que pode ser visto em partes do Brasil até as 9h52 desta quarta-feira, 26, exceto em parte do Nordeste.

-Publicidade-

Isso acontece quando a Lua está próxima de seu perigeu, ou seja, quando o seu ponto de sua órbita mais perto da Terra. O eclipse, por sua vez, é quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite, e ele teve início na manhã desta quarta-feira, 26 de maio.

Superlua em Praga (Foto: Michal Cizek / AFP)

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

A fase total, no entanto, ficou mais difícil de assistir devido à luminosidade e por causa do próprio percurso do fenômeno. O eclipse começou às 6h47, no horário de Brasília. A fase da umbra (quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua) teve início às 7h44. Por 14 minutos, das 8h11 às 8h25, o satélite ficou na fase total máxima. Já a fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.

Superlua registrada no céu da Macedônia (Foto: Ognen Teofilovski/ Reuters)

Como o eclipse ocorre no início da manhã no Brasil, o ideal era tentar acompanhar o fenômeno durante o amanhecer. A previsão era que Austrália e Nova Zelândia, entre outros lugares do planeta, fossem os lugares com a melhor chance para observação. Na América do Sul, os vizinhos Chile e Argentina também poderão pegar boas imagens do satélite.

Superlua registrada no céu de Rossosh, na Rússia (Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)

Veja mais fotos

Pontes levadiças se erguem no rio Neva, com a lua no céu, em São Petersburgo, Rússia (Foto: Dmitri Lovetsky / AP Photo)
A lua cheia surgindo sobre o Mar Mediterrâneo vista de Ibiza (Foto: AFP Photo)
San Diego, na Califórnia (Foto: Mike Blake / Reuters)