França detecta casos de nova variante “IHU” do coronavírus

A constatação foi feita pelo Instituto Mediterrâneo de Infecção do Centro Hospitalar Universitário. Ao menos 12 pessoas já contaminaram a nova variação do vírus responsável pela covid-19

Resumo da Notícia

  • A França detectou ao menos 12 casos de uma nova variante do coronavírus
  • Ela é denominada B.1.640.2 ou “IHU”, e apresenta 46 mutações e 37 deleções genéticas (alterações cromossômicas)
  • A constatação foi feita pelo Instituto Mediterrâneo de Infecção do Centro Hospitalar Universitário

Uma nova variante do coronavírus foi detectada no sul da França – e já constou em 12 casos de covid-19 por lá. Trata-se da B.1.640.2 ou “IHU”, que apresenta 46 mutações e 37 deleções genéticas (alterações cromossômicas), sendo 9 na proteína “spike”, que se prende às células humanas.

-Publicidade-

A constatação foi realizada pelo Instituto Mediterrâneo de Infecção do Centro Hospitalar Universitário, e apresentada em um artigo assinado pelo professor Phillipe Colson. Os cientistas acreditam que a variante tenha vindo de Camarões – e o primeiro caso da IHU foi notificado em um homem completamente vacinado que retornou de viagem ao país africano.

A variante ainda precisa ser avaliada pela OMS
A variante ainda precisa ser avaliada pela OMS (Foto: Getty Images)

Ainda não se sabe se o vírus é, de fato, mais  letal ou contagioso que outras cepas – e ele ainda deve ser avaliado pela Organização Mundial da Saúde.

Em seu artigo, Colson admite que “Essas observações, no geral, mostram mais uma vez a imprevisibilidade do surgimento de novas variantes do coronavírus, e sua introdução pelo exterior exemplifica a dificuldade de controlar a disseminação subsequente”.