Garis recolhem livros jogados no lixo e montam biblioteca comunitária

A ação partiu do amor de Serhat, de 32 anos, que recolhia os livros descartados para realizar o sonho de construir o próprio acervo!

Resumo da Notícia

  • Um grupo de garis, na Turquia, se reuniu em uma ação muito especial
  • Eles recolheram livros descartados e organizaram uma biblioteca!
  • O acervo já conta com mais de 5000 exemplares - que futuramente partiram de doações de outros moradores da região
  • Com o aval da prefeitura, a biblioteca hoje é pública e tem até uma sala de jogos e um café

Corrente do bem! Um grupo de garis em Ancara, capital da Turquia, se reuniram em um árduo e lindo trabalho: reunir livros descartados para a construção de uma grande biblioteca! A ação vêm dando muito certo, e já conquistou até o aval da prefeitura para se alocar em um espaço que comporta até mesmo salão de jogos e café!

-Publicidade-
A biblioteca partiu da iniciativa de um dos garis, que era apaixonado por livros (Foto: Reprodução/ Nation)

A iniciativa partiu do pequeno Serhat, de 32 anos, que sempre sonhou em ter o próprio acervo de livros. Com muita atenção, o turco se preocupou em recolher os exemplares em melhor estado para a própria coleção – e, com uma ajuda que se configurava cada dia maior, 7 meses de trabalho conseguiram reunir obras o suficiente para a construção de uma pequena biblioteca interna para os garis.

Contudo, os meses de coleta e procura passaram a dar resultado – e os responsáveis pela iniciativa decidiram ampliar o incentivo a leitura. Graças a um aval concedido pela prefeitura de Ancara, os garis puderam mudar o acervo para um espaço maior – e contar com mais apoio da comunidade local.

Corrente do bem

Foi concedido ao grupo uma fábrica de cerâmica local abandonada para a construção de um espaço mais amplo, que também pudesse receber outras pessoas além dos próprios garis. A obra foi um sucesso, e moradores da região da olaria passaram a, também, doar mais e mais material para a biblioteca!

O acervo da biblioteca já conta com mais de 5000 exemplares! (Foto: Reprodução/ Nation)

Agora, o espaço é um fenômeno entre os sortudos moradores de Ancara e, graças ao esforço coletivo, já conta com mais de 5000 exemplares! Dentro de seu variado catálogo, a biblioteca possui desde livros infantis até importantes exemplares da pesquisa científica – e até mesmo livros em inglês e francês.

Para os frequentadores de plantão, o espaço também possui salão de jogos, salas de estudo, espaço para crianças e até mesmo um café! Não é incrível? Além disso, a biblioteca possui um funcionamento padrão, e disponibiliza programas como empréstimo de livros para estudantes, não organizações de lucro e instalações correcionais.

A biblioteca hoje em dia é comunitária e conta com salão de jogos, espaço infantil e até um café! (Foto: Reprodução/ Nation)