Garoto que nasceu com malformação ganha prótese do super herói favorito: “Vou poder pegar as coisas”

O garoto de 5 anos, Raphael George Batista, recebeu uma prótese na terça-feira, 26 de abril e a entrega foi de se emocionar

Resumo da Notícia

  • Raphael tem 5 anos e nasceu com malformação na mão
  • Uma universidade privada decidiu presentear o garoto com uma prótese do super herói favorito
  • Agora o menino diz que vai conseguir fazer várias coisas que antes não conseguia

Raphael Jorge Batista tem 5 anos e nasceu sem a mão esquerda por conta de uma malformação. Na última terça-feira, 26 de abril, o garoto ganhou uma próteses do super herói favorito, o Capitão América.

-Publicidade-

O garoto mora em Arniqueira, no Distrito Federal. A doação foi feita por conta de um projeto do Centro Universitário IESB que imprime, monta e distribui próteses de mãos 3D para pessoas que tem deficiência. Raphael conseguiu abrir e fechar os dedos da prótese e sorriu com a conquista.

Ele apareceu em uma reportagem de TV Globo e disse estar feliz com o acontecido. “Vou poder escalar nos brinquedos de corda, vai me ajudar a andar de bicicleta, a andar nos escorregadores com as duas mãos, a pegar as coisas” falou o menino de 5 anos.

Raphael nasceu com uma malformação e não tem a mão esquerda
Raphael nasceu com uma malformação e não tem a mão esquerda (Foto: reprodução/ TV Globo)

O pai do garoto, Franklin George, é fonoaudiólogo e se emocionou no momento de entrega da prótese, que tem o objetivo de ajudar na coordenação motora e em movimentos. “Facilita pra ele abrir uma porta e segurar um objeto que precise das duas mãos, por exemplo. Quando o filho é agraciado com alguma assim, a gente fica bem feliz”. falou o pai.

O pai se emocionou com o presente que o filho ganhou
O pai se emocionou com o presente que o filho ganhou (Foto: reprodução/ TV Globo)

Essa prótese é feita com material biodegradável, a produção demorou 30 horas e o valor gasto foi torno de R$45 reais. A iniciativa é do projeto e-NABLE com estudantes e professores do lesb. Eles montam as próteses de graça para pessoas com deficiência e o dispositivo deve ser prescrito por um profissional de saúde. O uso da prótese deve ser acompanhado por um responsável da área de reabilitação.

Como conseguir a prótese?

As próteses de mão são confeccionadas pelo IESB e basta entrar em contato com a Universidade pelo e-mail fablab@iesb.br para solicitar uma prótese.