Gêmea siamesa não resiste após cirurgia de separação em Salvador

A operação aconteceu na madrugada de quinta para sexta e a morte foi confirmada nesta manhã. O horário do óbito ainda não foi anunciado

Resumo da Notícia

  • Gêmea siamesa não resiste após cirurgia de separação em Salvador
  • A cirurgia aconteceu na madrugada desta sexta
  • A notícia do falecimento veio da sexta de manhã
  • Veja o que aconteceu

Uma das gêmeas siamesas que passaram por uma cirurgia de separação na maternidade de referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, faleceu na manhã desta sexta-feira, 6 de novembro. A cirurgia aconteceu durante a madrugada de quinta para sexta. As irmãs Aila e Maila nasceram em 29 de outubro, na mesma unidade de saúde onde foi realizada a cirurgia.

-Publicidade-
Uma delas não resistiu (Foto: Getty Images)

A operação foi finalizada por volta das 3h desta sexta e, depois de sair do centro cirúrgico, as irmãs ficaram sob observação já que, apesar da cirurgia ter ocorrido bem, as irmãs tinham uma condição de saúde grave, como informado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) ao G1. Ainda não há detalhes sobre o horário da morte de Maila.

O procedimento foi realizado por duas pessoas, Célia Britto, cirurgiã da maternidade, e também pelo cirurgião pediátrico de Goiás Zacharias Calil. O médico ainda informou na última quinta-feira, 5 de novembro, que ficou ciente da piora no estado de saúde de uma das meninas, que nasceu com cardiopatia, e precisou ir à Bahia para adiantar o procedimento.

-Publicidade-

As bebês estavam conectadas visivelmente na região do abdómen. Inicialmente, a previsão era de que o procedimento fosse feito dentro de um mês, mas a cirurgia precisou ser antecipada após piora no estado de saúde de uma das irmãs.

A operação aconteceu nesta sexta (Foto: Reprodução/ G1)

“Elas estavam estáveis até quarta-feira [4] de tarde, quando subitamente elas tiveram uma piora clínica, o que nos fez diagnosticar um processo inflamatório intestinal, que é uma enterocolite necrosante, patologia típica de pacientes prematuros. E em decorrência dessa patologia, que leva à necrose do intestino e de órgãos como estômago, intestino delgado e grosso, tivemos que adiantar a cirurgia, na tentativa de salvar as duas gêmeas”, explicou Célia Brito.

Aila, a outra irmã, possui cardiopatia, mas está com saúde estável e segue em tratamento na maternidade. Ela deve passar por outra cirurgia, mas ainda não há data prevista.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-