Gêmeos siameses unidos pela cabeça são separados em cirurgia inédita feita pelo SUS

Os bebês compartilhavam um pedaço do cérebro e a principal veia que leva o sangue de volta ao coração

Resumo da Notícia

  • Arthur e Bernardo nasceram unidos pela cabeça
  • A cirurgia de separação levou 23 horas
  • A operação foi realizada no Rio de Janeiro, pelo Sistema Único de Saúde

Caso raríssimo: gêmeos siameses nasceram grudados pela cabeça, compartilhando um pedaço do cérebro e a principal veia que leva o sangue de volta para o coração. A possibilidade de incidência é de 1 a cada 2,5 milhões de nascidos vivos. Em cirurgia inédita, realizada pelo SUS, foi possível separá-los e realizar a reconstrução craniana de ambos.

-Publicidade-

Foram nove operações até o momento final de separação. A última cirurgia foi realizada no dia 9 de junho de 2022, uma quinta-feira. Todo o processo foi feito no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, via Sistema Único de Saúde. O neurocirurgião pediátrico responsável pelo feito foi Gabriel Mufarrej, que realizou entrevista ao Fantástico, que foi ao ar nesse domingo do dia 31 de julho.

Cirurgia de gêmeos siameses é considerada um sucesso
Cirurgia de gêmeos siameses é considerada um sucesso (Foto: Reprodução/Fantástico)

O médico comentou sobre o início da cirurgia: “Teve um momento já às duas horas da manhã, e estava muito difícil. Muito difícil. Eu falei para o Jeelani: ‘será que a gente vai conseguir? Tá tão difícil’. Ele falou assim: ‘eu tenho certeza de que a gente vai conseguir, porque eu tô sentindo a presença de Deus aqui com a gente”

Em determinado momento, ocorreram complicações: “Teve um sangramento enorme. Os anestesistas ficaram muito, assim, em pânico naquele momento. E no segundo momento, foi um momento em que a gente tinha que separar essa veia. Deixar um pedacinho de uma veia para o outro e a outra veia para o Bernardo. Então, nesse momento, foi muito difícil. Teve um sangramento grave, que também nós conseguimos controlar”, conta Gabriel Mufarrej.

Foi então, que Arthur e Bernardo, os gêmeos unidos pela cabeça, foram finalmente separados: “Ah, ninguém conseguiu falar nada. Ficou um silêncio no centro cirúrgico. A emoção tomou conta. Foi muito difícil. Mas foi muito feliz” falou o neurocirurgião sobre o momento de êxtase.

Antônio Alves Batista e Adriely Lima, os pais de Arthur e Bernardo, protagonizaram momentos de choro e muita alegria logo após a cirurgia de 23 horas, quando puderam reencontrar os filhos, já separados.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista agora o POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto.