Família

Gênios! Veja 5 atividades que podem melhorar o QI da sua família

Veja as atividades podem melhorar o QI do seu filho - iStock
iStock
Parents

Publicado em 18/02/2021, às 07h28 - Atualizado às 07h44 por Camila Montino, filha de Erinaide e José


Se você usou o Google para ter ideias sobre quais hobbies aprender durante a pandemia, você não está sozinho. Essa pesquisa disparou durante o período de isolamento, chegando a um aumento de 400%. Mas você sabia que ao praticar alguns desses novos hobbies sua família pode estar melhorando o quociente de inteligência (QI)? Pois é, um novo estudo divertido sugere isso e a gente te explica.

Veja as atividades podem melhorar o QI do seu filho (Foto: iStock)

Um site dedicado a projetos e tutoriais no estilo ‘faça você mesmo’, pediu a mais de 4.500 voluntários em julho de 2020 que escolhessem um hobby para praticar durante a pandemia. Eles também foram convidados a fazer um teste de QI no 123Test.com antes de começar seu novo hobby, e seis meses depois, voltaram a repetir. E isso para ver qual das atividades seria capaz de melhorar a inteligência cerebral. As pontuações de QI medem a habilidade de raciocínio de uma pessoa e quão bem e rápido ela pode lembrar informações e resolver quebra-cabeças, e a média é de 100 pontos.

Adivinha o que ficou no topo da lista? Aprender um novo instrumento, que está associado a um aumento de 10 pontos no QI. Isso não é surpresa para Victor M. Fornari, psiquiatra do Hospital Zucker Hillside e do Centro Médico Infantil de Cohen, em Queens, Nova York. “Estudos demonstraram que aprender um instrumento musical  aumenta o volume da massa cinzenta em várias regiões do cérebro. Também fortalece as conexões de longo alcance entre eles”, ele explica. Para você entender melhor, a massa cinzenta ajuda o cérebro a processar e liberar novas informações e até mesmo ajuda a controlar os movimentos, memória e emoções. Pesquisas mostraram que pessoas com mais massa cinzenta tendem a ter QIs mais altos.

“Pesquisas adicionais mostram que o treinamento musical pode melhorar a memória verbal, o raciocínio espacial e as habilidades de leitura“, acrescenta o Dr. Fornari. Se seu filho não for o próximo Mozart, não se preocupe, há outras maneiras divertidas de aumentar o QI, de acordo com este relatório. Em segundo lugar na lista de atividades de reforço cerebral estava o tricô (aumento de 9 pontos), seguido por exercícios físicos (aumento de 7 pontos), leitura (aumento de 7 pontos) e prática de meditação (aumento de 6 pontos). Um pouco mais abaixo na lista estava ‘entrar em um grupo online de videogame‘ (aumento de 5 pontos), o que prova ainda que você não precisa se culpar tanto caso o seu filho tenha aumentado o tempo de uso de tela durante a pandemia.

Mas, afinal, por que certas atividades podem ter um efeito forte para aumentar o QI? “O cérebro é um órgão que é estimulado por atividades”, explica o Dr. Fornari. “Cada uma das atividades listadas acima estimula diferentes regiões do cérebro. Eles ajudam ele a se desenvolver e amadurecer. E tenha em mente que o cérebro continua a amadurecer até meados dos anos 20. É claro que escolher um ou dois novos hobbies pode aumentar o QI, mas os pais não devem se concentrar tanto nessa pontuação. Os testes de QI são um indicador da capacidade intelectual, e não geral”, acrescenta. Ou seja, ser inteligente é importante, mas tem outras coisas e e áreas do cérebro que merece a nossa atenção também.

Portanto, em vez de colocar ênfase nessa pontuação, seria melhor se concentrar nos pontos fortes de seu filho e ajudá-lo nas áreas que ele tem sempre que possível. “As crianças aprendem de acordo com seu perfil de aprendizagem. Reconhecer isso pode ajudar a apoiar a educação da criança, bem como seu senso de autoestima“, diz Dr. Fornari.


Leia também

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Virginia mostra mochila que filha escolheu para escola - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Virginia compra mochila de quase R$ 1 mil para filha de 2 anos levar para escola

Arthur Aguiar e Jheny Santucci estão esperando o primeiro filho juntos, depois de terminarem o namoro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Namorada de Arthur Aguiar chora ao desabafar sobre problema com o filho recém-nascido

Mãe descobre que filha estava deixando bilhetes com pedidos à faxineira (Fotos: reprodução TikTok)

Família

Mãe conta que descobriu que filha de 6 anos estava deixando recados para faxineira e viraliza

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!