Gestantes têm caso grave de Covid-19 e devem tomar todos os cuidados, diz professora da USP

Segundo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Grip, cerca de 200 mulheres foram vítimas do vírus nos últimos meses da gestação ou no pós-parto

Resumo da Notícia

  • Segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), cerca de 200 mulheres foram vítimas do coronavírus nos últimos meses na gestação ou no pós-parto
  • As gestantes devem ficar atentas aos primeiros sinais de infecção pelo Covid-19
  • Apesar da cautela que é recomendada, a especialista chama a atenção para a importância da grávida continuar o pré-natal

Todos nós estamos preocupados em contrair o Covid-19, mas as gestantes têm motivo para ficarem ainda mais cuidadosas, segundo especialistas. Só em julho, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), cerca de 200 mulheres foram vítimas do vírus nos últimos meses da gestação ou no pós-parto.

-Publicidade-
As grávidas devem tomar cuidado redobrado, avisa professora da USP (Foto: Getty Images)

“Apesar da demora em serem apontadas como grupo de risco, nós já esperávamos que gestantes e puérperas tivessem uma resposta mais grave ao vírus”, conta a professora do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, Rossana Francisco, em entrevista ao Jornal da USP. “Tínhamos uma referência do H1N1, quando houve um pico de mortalidade materna, mostrando que as gestantes eram, sim, sensíveis ao vírus. Outra questão é o fato de gestantes terem um risco maior para tromboembolismo, e a Covid se associa a essas situações de trombose”, completa ela.

A professora aconselha que as gestantes que sentirem qualquer sintoma relacionado ao coronavírus procure o hospital mais próximo para uma avaliação. “Precisamos, com calma, enfrentar essa situação para reduzir ao máximo a perda dessas mulheres, o que realmente impacta toda a nossa sociedade”, afirma a médica.

-Publicidade-

Apesar da cautela que é recomendada, a especialista chama a atenção para a importância da grávida continuar o pré-natal e todos os exames de rotina. “Esse medo de sair de casa tem de ser usado ao nosso favor: tomem todos os cuidados, mas não deixem de acompanhar suas consultas de pré-natal”, alerta Rossana.

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

-Publicidade-