Publicado em 19/04/2022, às 11h00 - Atualizado às 11h15 por Sandra Lacerda, filha de Sandra e José Leonardo
Descobrir que se está grávida já é uma grande surpresa, agora descobrir que se está grávida de gêmeos é uma surpresa em dose dupla! Não é comum entre as mulheres esperar ter mais de um bebê logo no início da gestação – ainda mais quando se fala em tri ou quadrigêmeos! Mas esse tipo de gestação está relacionada com hereditariedade, e a probabilidade disso acontecer é de 1 caso em 80.
O fato de existir mais de um bebê em formação na barriga, implica em maiores mudanças no corpo da mãe e também exige maiores cuidados. Quem espera gêmeos têm uma propensão maior a desenvolver estrias, especialmente no abdômen, já que a região vai expandir mais do que o normal para acomodar os bebês. Como a produção de hormônios no corpo é bem maior, o útero cresce em maior velocidade e a mudança de peso, postura e nas articulações vão seguir esse mesmo padrão.
Talvez uma das maiores dificuldades das mulheres na hora de gerar dois bebês é o aumento do peso. Segundo a ginecologista e obstetra Heloisa Brudniewski, filha de Olga e José, as mães de gêmeos ganham mais peso justamente porque têm mais um bebê na barriga e também porque precisam comer por três (ou mais). “Prematuridade, dores no corpo, principalmente na região lombar, são mais intensas do que o habitual. Algumas doenças, como diabetes, hiperemese gravídica e pré-eclâmpsia, também são mais frequentes”, comenta a especialista.
O cansaço também aumenta, especialmente porque existe uma sobrecarga maior nas regiões lombar e abdominal, podendo desencadear problemas na postura. Também é possível ocorrerem casos de falta de ar, por causa da compressão do tórax pela barriga, e problemas para dormir, já que não é fácil encontrar uma posição confortável.
Com mais um bebê dentro do corpo, os órgãos da mãe terão menos espaço. “O coração, estômago e intestino precisam se realocar dentro do corpo para abrigar o crescimento uterino, e isso pode ser mais incômodo na gestação gemelar”, explica a enfermeira obstetra Cinthia Calsinski, mãe de Matheus, Bianca e Carolina.
É claro que isso são possibilidades de uma gravidez de gêmeos, e não um motivo para gerar pânico. É fato que ter mais de um bebê na barriga vai, por consequência, gerar mudanças maiores no corpo, mas saber como medir a sua energia e cuidar de si é essencial para que todo o período da gravidez seja tranquilo e saudável.
Uma gestação gemelar exige um acompanhamento médico mais rígido do que a gestação única. “O acompanhamento deve ser mais rigoroso, do início ao fim. Incluindo nutricionista, para cuidar do aumento de peso e das necessidades que os fetos terão; fisioterapeuta, para trombose e dor nas costas; além do controle rigoroso de peso, do colo do útero e checar pré-eclâmpsia – que é a pressão alta durante a gravidez” explica o Dr. Alfonso Araújo Massaguer, pai do Nicolas, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana da Clínica MAE em São Paulo.
O pré-natal é importantíssimo e, para mães de gêmeos, as consultas devem ter uma frequência maior, já que a chance de nascimento prematuro é maior do que em gestações únicas. O espaço entre uma e outra consulta deve ser menor e os exames devem ser feitos em maior número também. Tudo para garantir que mãe e filhos estejam bem e com saúde.
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha de Ana Maria muda nome de bebê duas semanas após o parto e explica motivo
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”