Publicado em 07/09/2012, às 08h00 por Redação Pais&Filhos
07/09/2012
Ainda ontem, seu filho precisava de você para tudo. Agora, ele acha que é gente e quer fazer tudo sozinho. E ainda fica bravo se você resolve ajudá-lo. Calma. Ele é gente mesmo, óbvio, só que você demora a se tocar disso. Nesta fase, ele está entusiasmado com a quantidade de coisas que aprendeu a fazer em tão pouco tempo: falar, andar, relacionar-se com outras pessoas… Se já consegue tudo isso, nada parece impossível, basta tentar. Claro que muitas vezes dá errado. Ele põe a calça ao contrário, esquece de escovar os dentes do fundo… E você lá, claro, querendo facilitar tudo. Aí, seu pequeno Dom Pedro se irrita e dá o grito de independência. E como grita! Dá trabalho dobrado acalmar o sujeito. Ele acaba ficando com a calça do avesso e pronto, não tem conversa.
Claro que, às vezes, é chato. Você está com pressa e colocar o sapato você mesmo adiantaria bastante o expediente. Mas você quer um filho autônomo, não quer? Então, tem de ter um pouco de paciência. Se ele insistir que quer comer sozinho, libere. Ele vai demorar um tempão e vai fazer uma sujeira danada, mas também vai treinar a coordenação motora e se sentir mais confiante. Coloque um babador; é só dar um bom banho depois e pronto. E é melhor não reclamar da sujeira – pelo menos na frente dele. Essa é a hora certa para elogiar. Quanto mais confiante ele for, mais coisas vai querer tentar. Conseqüentemente, mais independente vai ficar, é claro.
Fernanda, 3 anos, é pequenininha, mas decidida. Ela não aceita que os adultos a ajudem para nada. Se alguém insiste, ela volta ao ponto onde tinha parado e continua a tentar sozinha. Foi assim quando ela quis sair do sofá, por exemplo.
"Ela já sabia subir, mas não conseguia descer. Se alguém a ajudava a descer, ela subia no sofá de novo”, conta a mãe, Ana Rela. E é assim que as coisas funcionam até hoje. “Quando estamos no supermercado, ela dá bronca nas pessoas que a ajudam a alcançar coisas da prateleira”, diz Ana.
Em vez de ficar impaciente, Ana aproveitou a autonomia da filha e elas viraram um time. “Se não for nada perigoso, eu deixo a Fernanda fazer até aprender. Aí, a gente faz as coisas em conjunto”, diz ela. Se seu filho insistir em tentar amarrar o sapato bem quando vocês já estão atrasados para a escola, explique firmemente que essa não é a hora. Assim que vocês voltarem para casa, ele vai ter todo o tempo do mundo para tentar. E fim de papo. Depois que ele aprender, arrumar tudo vai ser ainda mais rápido do que quando você tinha de fazer as coisas pra ele.
Mas não é tudo que a criança pode tentar, claro. Não dá para deixar seu filho pequeno cortar uma maçã, por exemplo. A criança sabe que o adulto está ali para protegê-la e a palavra final é dele. Então, delimite os papéis: é você quem corta a maçã. E ela pode comer sozinha. Quando ficar maior, vai poder fazer mais coisas.
É importante não bancar o perfeccionista, daquele tipo que interrompe a criança a cada cinco minutos para dizer que não é assim que se faz. Se a intromissão for demais, seu filho pode acabar se convencendo de que não consegue fazer as coisas direito. Deixe que ele sinta dificuldade, quebre a cabeça, tente mil vezes. A vida é assim. E, se ele pedir sua ajuda, ótimo. Mostre que pai e mãe são pra isso mesmo. Agora, se você não souber fazer alguma coisa, reconheça. Quer melhor maneira de seu filho perceber que ninguém é perfeito e sempre tem alguma coisa que a gente pode aprender?
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil