Guerra entre Rússia e Ucrânia já provocou mais de meio milhão de crianças refugiadas, diz Unicef

Mais de 17 crianças morreram durante a guerra e 30 outras estão feridas gravemente, de acordo com a organização

Resumo da Notícia

  • Mais de meio milhão de crianças estão refugiadas da guerra entre Rússia X Ucrânia
  • Essa pode ser considerada uma das maiores crises de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial
  • Confira o comunicado da Unicef sobre o assunto

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) afirmou que há mais de meio milhão de crianças ucranianas refugiadas durante o período de conflitos entre Rússia e Ucrânia. 

-Publicidade-

“O uso de explosivos nas cidades pode rapidamente transformar esta crise numa catástrofe para as crianças da Ucrânia. Não há operações armadas desta escala que não resultem em prejuízo para as crianças. As consequências serão trágicas”, afirmou Afshan Khan, diretora regional da Unicef para a Europa e Ásia Central, em nota.

Guerra entre Rússia e Ucrânia já provocou mais de meio milhão de crianças refugiadas, diz Unicef
Guerra entre Rússia e Ucrânia já provocou mais de meio milhão de crianças refugiadas, diz Unicef (Foto: Reprodução / Yara Nardi / Reuters)

Mais de 17 crianças morreram durante o conflito e 30 outras estão feridas gravemente. Além das centenas de outras que estão traumatizadas com a situação no país. No entanto, esses dados são somente o que a organização apurou até agora.

Além disso, o deslocamento poderá ser considerado uma das “maiores crises de refugiados da Europa desde a II Guerra Mundial”, considerando que haverá ambientes educacionais e centros de saúde com a infraestrutura danificada.

“Centenas de milhares de pessoas estão sem água potável devido a danos nas infraestruturas de abastecimento de água, e muitas ficaram impedidas de aceder a outros serviços básicos como cuidados de saúde. O país está a ficar sem artigos médicos essenciais e foi forçado a interromper os esforços em curso para travar um surto de poliomielite”, continuou a nota.