Halo Solar: Conheça fenômeno que forma arco-íris em torno do Sol em Recife

O fenômeno ocorreu depois das chuvas que caíram em diversas áreas de Recife

Resumo da Notícia

  • Halo Solar: Conheça fenômeno que formou arco-íris em torno do Sol;
  • O fenômeno incomum chamou a atenção dos moradores de diversas cidades em Recife;
  • Um meteorologista explicou porque ele acontece!

A população de Recife foi surpreendida na manhã desta quinta-feira, 13, com algo diferente no céu. Um arco-íris estava rodeando o Sol, fenômeno conhecido por ‘Halo Solar’. O fenômeno ocorreu após as fortes chuvas que caíram em diversas regiões da cidade e acontece quando a luz do sol ultrapassa cristais de gelo ao passar pela atmosfera.

-Publicidade-

O meteorologista Roberto Pereira, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), explicou em entrevista ao portal g1 que o fenômeno funciona como uma espécie de prisma.

“Ele acontece geralmente devido a chuvas com nuvens altas, que estão a em torno de dez a 12 quilômetros de altura. Por causa disso, essas nuvens são formadas por cristais de gelo fininhos, que formam uma espécie de película. O que você vê é o sol através dos cristais”, disse o meteorologista.

Halo solar visto entre prédios no Recife
Halo solar visto entre prédios no Recife (Foto: Reprodução/G1)

“A luz branca é formada por sete cores, as cores do arco-íris. O halo é formado em círculo devido ao formato do sol. Isso não é indicativo de que vai ter chuva forte ou algum outro evento”, declarou.

Roberto Pereira também disse que foi um sistema que causou as chuvas e, posteriormente, o halo solar, e o fenômeno não indica, necessariamente, nenhum fenômeno meteorológico específico.