Publicado em 14/06/2022, às 16h38 por Redação Pais&Filhos
O Ministério da Saúde está investigando 88 casos de 7 mortes por hepatite ‘misteriosa’no Brasil. A doença vem preocupando a comunidade de cientistas e sanitária pelo mundo, pois ainda não se sabe qual o agente causador.
As mortes caudadas possivelmente por hepatite misteriosa foram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Maranhão, segundo o jornal O Globo.
O Ministério da Saúde também está investigando se existe a relação dos casos com crianças que precisavam ser transplantadas. Fora os 88 casos, existem mais 5 pacientes com possibilidade de ter o diagnóstico confirmado.
Por outro lado, houveram 46 casos descartados. O Ministério da Saúde vê os casos suspeitos como aqueles que atingem a faixa etária até os 17 anos, com sintomas de possível hepatite aguda e diagnóstico negativo para outros tipos de hepatite (A,B,C), Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.
Dos casos que estão em investigação, 41 são meninas e 47 são meninos, de 3 meses até 6 anos. Segundo o site O Globo, atualizado no dia 13 de junho, são 99 casos em investigação pelo mundo, 650 prováveis em 33 países diferentes. Nove mortes foram notificadas nos Estados Unidos, México, Irlanda, Indonésia e Palestina.
Hepatite é o nome dado a uma inflamação que acomete o fígado e causa lesões no tecido do órgão. Essa infecção afeta, principalmente, o funcionamento dele e pode ser classificada de duas formas: aguda (quadro em que o processo inflamatório apresenta sintomas com duração inferior a seis meses) e crônica (quando os sintomas perduram por seis meses ou mais). Ela pode ser desencadeada por vírus, bactérias ou parasitas. Existem cinco tipos de hepatite causadas por vários vírus, denominadas A, B, C, D e E:
Além dos tipos de hepatite causados por vírus, existem outros dois que possuem causas diferentes e não possuem a infecção viral como causadora da doença. São elas:
Os sintomas de hepatite variam de acordo com o que causou a doença. Em quadros agudos, os sinais do problema podem aparecer entre 2 semanas a 6 meses após a infecção. Em casos crônicos, é possível que o paciente não apresente nenhum tipo de sintoma até muitos anos depois que essa infecção acontecer. Propriamente falando, os sinais comuns de hepatite no corpo são:
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Família
Alice explica verdadeiro significado de “saudade” e você vai concordar!
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
GÊMEOS NA ÁREA! 🎉
Nasceram! Bárbara Evans dá à luz gêmeos Álvaro e Antônio