Homem é internado após tentar rinoplastia caseira com ajuda de vídeo no YouTube

A plataforma retirou o vídeo do ar após o caso

Resumo da Notícia

  • Um homem foi internado no dia 21 de julho após tentar realizar uma rinoplastia caseira
  • O paciente foi guiado por vídeos no YouTube para fazer o procedimento
  • O homem informou que utilizou um anestésico veterinário
 

Um homem foi internado no dia 21 de julho após tentar realizar uma rinoplastia caseira com ajuda de um vídeo no YouTube. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, para a limpeza do ferimento.

-Publicidade-

O paciente foi guiado por vídeos no YouTube, utilizando álcool 70% para limpar o procedimento feito em casa. A tentativa de fazer a rinoplastia, que é um procedimento cirúrgico, foi feita sem luvas. O homem informou que utilizou um anestésico veterinário e finalizou o processo com sutura com fio absorvível e super-bonder, ele não chegou a limpar o sangue para não abrir os pontos.

O paciente foi guiado por vídeos no YouTube, utilizando álcool 70% para limpar o procedimento feito em casa. (Foto: Reprodução/Sanar Medicina)

Segundo a Prefeitura de São Paulo, ele foi atendido na UPA e depois encaminhado para o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, onde o ferimento foi limpado por profissionais. “A pasta esclarece que, após ser acolhido pela equipe médica de saúde mental, o paciente passou por atendimento da equipe de bucomaxilofacial (BMF), que realizou a limpeza do ferimento, curativo e orientação quanto aos cuidados necessários. A SMS reforça que o paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia, além de encaminhamento para retorno com a especialidade BMF. Ele foi encaminhado para também seguir atendimento na rede com serviço de psicologia”, informou em nota ao G1.

Os médicos destacaram o perigo de se utilizar técnicas caseiras para afinar o nariz. Esses procedimentos não são eficazes e podem piorar a aparência, além de gerar complicações na saúde, como necroses, infecções, obstrução nasal e choque anafilático.

Vídeos de procedimentos

Após o caso de internação e os apontamentos dos perigos desses procedimentos, o YouTube retirou um dos vídeos que mostram esse procedimento e que repercutiram nas redes sociais.

A assessoria de imprensa também informou que outros vídeos do mesmo segmento passaram a ter restrição de idade, sendo que apenas usuários maiores de 18 anos podem ter acesso.

Um dos vídeos com o procedimento foi retirado da plataforma. (Foto: Reprodução / G1)

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa! 

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista agora o POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto.