Homem que ‘traiu’ Anne Frank e a família teve a identidade revelada

O mistério de como a alemã-holandesa Anne Frank foi traída para as autoridades nazistas ganhou seu desfecho em novo livro

Resumo da Notícia

  • O mistério de como a alemã-holandesa Anne Frank foi traída para as autoridades nazistas na Segunda Guerra Mundial pode ter sido finalmente resolvido;
  • No livro “The Betrayal of Anne Frank”, dados revelaram que um judeu contou as autoridades sua localização;
  • Anne morreu em 1945 em um campo de concentração nazista.

Um dos mistérios mais duradouros da Segunda Guerra Mundial pode ter sido resolvido depois que uma investigação arquivada identificou um judeu como o principal suspeito que divulgou o esconderijo onde estava Anne Frank e sua família, segundo informações do News Austrália.

-Publicidade-

As descobertas, publicadas na íntegra no livro “The Betrayal of Anne Frank”, ajudaram as autoridades a concluir o caso. Um processamento de dados combinadas com uma nota anônima enviada ao pai de Anne, Otto, identificaram Arnold van den Bergh.

Arnold van den Bergh, o homem que supostamente traiu Anne Frank.
Arnold van den Bergh, o homem que supostamente traiu Anne Frank (Foto: Reprodução/News Austrália)

Van Den Bergh pode ter revelado o esconderijo dos Frank em Amsterdã aos nazistas em uma tentativa de salvar sua própria família, de acordo com o inquérito de seis anos liderado por Vince Pankoke, ex-agente do FBI.

Pankoke foi recrutado por um documentarista holandês em 2016 para liderar uma equipe para desvendar o “caso arquivado” que duas investigações policiais anteriores não conseguiram.

A história

Van den Bergh foi um membro fundador do Conselho Judaico, um órgão administrativo que os nazistas forçaram os judeus a estabelecer para organizar deportações da Holanda.

Os investigadores descobriram que ele inicialmente conseguiu isentar sua família do transporte. Mas isso foi revogado na época do ataque aos francos, o que colocou seus entes queridos em risco, já que eram judeus. Por esse motivo, o alemão teria revelado a localização da família para salvar seus próprios filhos.