Horta de produtos orgânicos criada em telhado ajuda mais de 500 famílias durante pandemia

O projeto foi criado em 2016 pela ONG Comunidade dos Pequenos Profetas

Resumo da Notícia

  • Em 2016, a ONG Comunidade dos Pequenos Profetas inaugurou uma horta no telhado;
  • Na época, a ideia do projeto era unir conceitos de sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e democratização do acesso à produção orgânica;
  • E possibilitar tudo isso em localidades com baixo IDH da capital de Pernambuco.

Em 2016, a ONG Comunidade dos Pequenos Profetas inaugurou uma horta no telhado. Na época, a ideia do projeto era unir conceitos de sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e democratização do acesso à produção orgânica e à gastronomia saudável em localidades com baixo IDH da capital de Pernambuco.

-Publicidade-

No entanto, o que ninguém imaginava, é que esse projeto seria fundamental para ajudar na alimentação de muitas famílias durante a pandemia da Covid-19. Instalado no alto de um casarão antigo no Recife – tem ajudado a alimentar 500 famílias que vivem em vulnerabilidade social na cidade.

Horta no telhado
Horta no telhado (Foto: Divulgação/ CPP)

A horta é chamada de Telhado Eco Produtivo. Dos 400 m² de produção orgânica saem ervas e verduras como alface, rúcula, couve, manjericão, arruda, coentro, salsa, cebolinha, hortelã, erva cidreira, pimenta malagueta, pimentão, beterraba e tomate-cereja.

Em entrevista ao portal Só Notícia Boa, o gestor da ONG, Demétrio, explicou: “No início da pandemia, tínhamos duas opções: fechar o projeto, ou continuar com os riscos e sem ter a vacina […] Nosso público triplicou e isso demanda mais despesas. Então o Telhado eco produtivo foi de fundamental importância na produção de hortaliças. […] O público que passava a noite na porta da nossa instituição para pela manhã receber a ajuda em alimentos”. Ele ainda disse que o projeto acabou ajudando a criar uma onda de arrecadação de alimentos para as famílias carentes da região.

Horta no telhado
Horta no telhado (Foto: Divulgação/ CPP)