Família

Hospitais de Porto Alegre autorizam pacientes internados a receber visitas de pets

Alguns hospitais de Porto Alegre liberam pacientes com mais de uma semana de internação para receberem sob algumas exceções seus animais de estimação

Izabel Gimenez

Izabel Gimenez ,filha de Laura e Décio

Internação hospitalar é sempre uma fase complicada, no entanto os hospitais de Porto Alegre têm apostado na prática de permitir a visita de pets aos pacientes que são internados há mais de sete dias. A presença de um animal de estimação retoma o contexto de vida da pessoa, trazendo benefícios ao paciente e até mesmo o sentimento de abreviação de sua internação.

O hospital São Lucas da PUCRS, por exemplo é o mais novo a adotar essa prática, anunciando que passou a autorizar a visita de cachorros de estimação aos internados. O projeto foi batizado de Pata Amiga, e segundo a equipe do hospital, a iniciativa proporciona um contato que serve como terapia.

Como participar?

Para participar, é preciso ter autorização do médico que atende o paciente. O processo é acompanhado por colaboradores e de acordo com o combinado com a família. O animal precisa estar vacinado, com atestado veterinário e estar de banho tomado.

No dia a dia

De acordo com entrevista dada ao G1, Marieta Pasqualotti, que passou por uma internação no hospital, recebeu a visita de Phoebe, sua cachorra.

“Quando ficamos sabendo que poderíamos trazer a Phoebe, a nossa família ficou muito feliz e, no dia da visita, foi muito emocionante para todos. A mãe se emocionou ao ver ela”, comenta a filha, Marlene.

Uma das coordenadoras da iniciativa no hospital São Lucas, a enfermeira Roberta Marco comenta que existem estudos sobre os benefícios psicológicos e fisiológicos das visitas dos animais de estimação para pessoas hospitalizadas, e que têm sido muito positivo.

Ações parecidas já aconteceram no Hospital Centenário, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Instituto do Câncer Infantil do Hospital Criança Conceição que recebem uma vez por mês a visita do cãozinho Buzz.

Leia também:

Há 14 anos em coma, mulher dá à luz em hospital nos Estados Unidos

Bebês prematuros viram super-heróis em hospital e emocionam os pais

Mãe leva filha com dor de barriga para o hospital e leva um susto com o diagnóstico